Coluna

Paulo Cesar Norões: Discussão pertinente

pc

Paulo Cesar Norões

Colunista de Política • pcnoroes@diariodonordeste.com.br

01:00 · 05.03.2018
 
 
 
 

Tempo de eleição é tempo de barganha. No caso da privatização da Eletrobras, uma das propostas passa pela transformação de R$ 9 bilhões do valor arrecadado com a venda da empresa para ações de revitalização da bacia do Rio São Francisco. O assunto será debatido com os empresários cearenses hoje, a partir das 18h, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec). O relator do projeto de lei da privatização da estatal elétrica, deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA), e o deputado Danilo Forte (DEM-CE), defensor da iniciativa, estarão presentes. Discussão pertinente. Não basta construir uma grande obra, é preciso garantir seu funcionamento pleno. A transposição, por si só, não garante a solução do problema da seca, no Nordeste. É preciso cuidar da fonte, senão nada feito.

 

Agora vai?

Se a aliança do grupo governista no Estado com o senador Eunício Oliveira já parecia irreversível, imagine agora, com a sinalização de que contará com a bênção da principal liderança dos Ferreira Gomes. Com Ciro a favor, fica faltando apenas aparar algumas arestas no PT e PDT, especialmente os que sonhavam com a segunda vaga de senador na chapa majoritária - uma é de Cid - para José Pimentel ou André Figueiredo.

 

Verbas e obras

Enquanto o PDT rodava o Cariri para apresentar a candidatura presidencial de Ciro Gomes, Eunício Oliveira estava em Guaraciaba do Norte, Carnaubal e Varjota. Anunciou investimentos do Governo Federal de R$ 43 milhões nos três municípios, nas mais diversas áreas das políticas públicas. Ação desse tipo é recebida com festa pelos prefeitos, muitos dos quais mal conseguem manter os salários em dia.

 

Federal

Era pretensão do vice-prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, tentar uma vaga na Assembleia, junto com sua filha, a deputada Fernanda Pessoa. Isso para permitir caminho livre para a reeleição de Gorete Pereira, companheira de longas datas no PR. Mas, como Gorete levou o partido para a base de Camilo Santana, Roberto decidiu ser candidato a deputado federal. Só falta o partido. 

 

Inclusão...

Ninguém desconhece a importância de ações repressivas para garantir a segurança pública. Por outro lado, são ações inócuas se não vierem acompanhadas de outras providências para promover inclusão social nas comunidades hoje dominadas pelo crime. Daí a importância de equipamentos como o teatro do Cuca do Jangurussu, que a Prefeitura de Fortaleza está construindo.

...é fundamental

Bairros como Jangurussu são facilmente dominados por bandidos pela ausência do Estado. Centenas de cidadãos, especialmente os mais jovens, abandonados à própria sorte. Este teatro pode salvar o futuro de muitos deles. Oferece a oportunidade de se capacitar e, quem sabe, viver da arte. Na pior das hipóteses, esses jovens estarão longe das ruas, absorvendo cultura e adquirindo cidadania. 

 

"Aqui, nós temos bailarinas, músicos, artistas. Talentos sendo descobertos. A juventude precisa de um espaço como este para expressar e qualificar o seu trabalho”

Roberto Cláudio
Prefeito de Fortaleza

 

Tem mais...

 

Em que pesem boas iniciativas como o teatro do Jangurussu, Roberto Cláudio ainda é muito cobrado em outras áreas, como Saúde.

Leitor da coluna reclama que tentou marcar consulta para sua esposa em um Posto de Saúde, e a atendente disse que ela só poderia ser atendida em julho. É tempo demais.

A exemplo do deputado Sérgio Aguiar, ex-prefeito de Granja Romeu Aldigueri também avisa que não tem essa história de aliança entre eles. Ao contrário, os dois vão disputar votos para a Assembleia Legislativa, em 2018.

Jornalista e comentarista político da GloboNews, Gerson Camarotti é o palestrante de hoje na Federação das Indústria do Ceará. Começa cedo, às 9h da manhã.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.