COLUNA

Paulo Cesar Norões: Dinheiro só não resolve

pc

Paulo Cesar Norões

Colunista de Política • pcnoroes@diariodonordeste.com.br

01:00 · 28.12.2017
Torquato Jardim comanda o Ministério da Justiça e Segurança Pública

Governo Federal vai liberar, a partir da próxima semana, R$ 590,6 milhões para as penitenciárias estaduais. Recursos do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) para serem aplicados em modernização, mais segurança e novas vagas nos presídios. É claro que o dinheiro é muito bem vindo, o momento é de crise aguda no sistema penitenciário, mas o papel do Governo Federal não pode se restringir à liberação de verbas. Cabe ao Poder Central a criação de um Plano Nacional de Segurança que integre todas as iniciativas de prevenção e combate ao crime organizado, tráfico de drogas e contrabando de armas, sobretudo as de grosso calibre. É o que esperam - e exigem - os governadores. As ações isoladas, já está mais do que provado, favorecem as facções que tomaram conta do sistema prisional e de lá comandam o terror.

Gestão da orla

Superintendente Cláudio Cruz e o prefeito Roberto Cláudio formalizaram ontem convênio em que a Superintendência do Patrimônio da União entrega à Prefeitura a gestão das praias da Capital. Praia do Futuro ficou fora, por conta da querela judicial entre o Ministério Público e as barracas. O mesmo modelo será replicado em outros municípios litorâneos, como Itapipoca, Aracati e Acaraú.

Gratidão

Durante o ato que marcou a cessão da gestão da orla, prefeito Roberto Cláudio agradeceu ao deputado federal Danilo Forte (DEM) por intermediar o entendimento entre a SPU e a Prefeitura, facilitando a partir de agora a construção de empreendimentos previstos para a área. Como o Museu do Mar, que deverá ser erguido entre os espigões da Rua João Cordeiro e Avenida Rui Barbosa.

Taxas menores

Governo Temer reduziu, por medida provisória, as taxas de juros aplicadas em tomada de empréstimos dos Fundos Constitucionais do Nordeste, do Norte e do Centro-Oeste. Senador Eunício Oliveira (MDB), defensor e articulador da redução, comemorou. "Precisamos movimentar a economia, gerar emprego e renda para a população", afirmou o presidente do Congresso Nacional.

'Desomenagem'

César Cals completaria neste sábado (30) 91 anos. Quando governador do Ceará, construiu e ampliou várias estradas no Estado. Ao trecho de uma delas, a CE-187, conhecido como Contorno de São Benedito, foi dado o nome dele, poucos meses após sua morte, em 1991. Agora a deputada Augusta Brito propõe mudar para Luiz Guimarães. Não que ele não mereça, mas não dá para escolher outra via?

"Se eu fosse presidente, demitiria esse ministro hoje mesmo"

Camilo Santana (PT), governador do Ceará, ao repudiar palavras do ministro Carlos Marun, da Secretaria de Governo, que afirmou que só terão empréstimos da Caixa os governadores que conseguirem votos pela Reforma da Previdência. Governadores do Nordeste divulgaram uma carta de repúdio.

Tem mais...

Homens invadiram um velório, roubaram o caixão com o morto dentro e atearam fogo. Não, não foi ação do Estado Islâmico, foi bem ali, na Sapiranga. O que falta acontecer?

Prefeito Roberto Cláudio fecha 2017 entregando obra quase todo dia. Hoje, é a vez do Frotinha de Messejana, agora com 72 leitos, 20% a mais de internações e atendimentos.

Já o BRT da Avenida Aguanambi, que seria entregue em janeiro, só deverá ficar pronto em abril. A obra foi orçada em R$ 35 milhões.

Ronaldo Nogueira deixou o governo Temer. Vai disputar reeleição de deputado federal (RS). Ministério do Trabalho, porém, continua com o PTB. Pedro Fernandes, também deputado federal (MT), assume a Pasta.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.