coluna

Paulo Cesar Norões: desligamento próximo

pc

Paulo Cesar Norões

Colunista de Política • pcnoroes@diariodonordeste.com.br

01:00 · 09.08.2017

No próximo dia 29 de setembro, ou seja, a pouco mais de um mês, será desligado o sinal analógico de TV em Fortaleza e mais 23 municípios do Ceará. É de suma importância que até lá o povo cearense, em especial o mais carente, tenha pleno acesso ao sinal digital, sob pena de ficar privado de um dos seus principais meios de entretenimento e informação. Daí, a importância da parceria do Sistema Fiec, Rede Globo, TV Verdes Mares e a Seja Digital - criada por ordem da Anatel para garantir o acesso da população à TV Digital. 'Patrulha Digital' será lançado hoje, na Fiec. Missão é fazer com que, no dia do desligamento, 93% das casas sintonizem o canal digital. Alunos do Senai que serão capacitados como técnicos de instalação visitarão as casas com um professor e um engenheiro da TV, para ajudar na migração do analógico para o digital.

Operante

Tucano Carlos Matos foi um dos cinco deputados que mais apresentaram projetos de lei na Assembleia, no primeiro semestre. Destaque para o PL que limita o percentual de superlotação dos presídios; PL sobre a transparência a respeito da disponibilidade de leitos do SUS, no Ceará; e o PL que cria Áreas Especiais e Locais de Interesse Turístico para preservar e valorizar o patrimônio turístico, cultural e ambiental cearense.

Na Justiça

Em termos de Assembleia, fim de papo. O Tribunal de Contas dos Municípios está extinto. Ao contrário dos acalorados embates da anterior, a votação em segundo turno não teve sequer discussão. Seis deputados nem se deram ao trabalho de comparecer à sessão. A pendenga, no entanto, deve seguir no Judiciário. Se depender do presidente Domingos Filho, isso ainda vai longe.

Comparação

Membro do Governo, que prefere o anonimato, estranhou ida do deputado Capitão Wagner a São Paulo, para conhecer soluções do tucano Geraldo Alckmin nas áreas de recursos hídricos e segurança. "Não precisava ir tão longe, bastava olhar ao redor", disse. E comparou: "Alckmin fez concurso para a PM e não contratou nenhum dos 5 mil aprovados. Aqui, Camilo já contratou 4.500 novos policiais. Até agora!".

Loas...

A exemplo de Mirian Sobreira (PDT), outro deputado estadual aliado ao Abolição, Thomaz Holanda (PPS), elogiou o senador Eunício Oliveira (PMDB), presidente do Congresso Nacional. Holanda subiu na tribuna da Assembleia para exaltar as ações de Eunício em favor do Ceará, principalmente com relação aos cursos de Medicina para Quixadá, Iguatu, Russas, Itapipoca e Crateús.

...A adversários

A onda de afago a adversários não para por aí. Chama atenção também os elogios do deputado federal Cabo Sabino (PR) a Camilo Santana, a quem atribui bom desempenho na chefia do governo. O reconhecimento veio na esteira da crítica à oposição, da qual faz parte, que estaria, na visão de Sabino, 'dormindo no ponto' enquanto o governador pavimenta o caminho da reeleição.

"Ajuste fiscal é você dotar o Estado de condições de investir, de atender as demandas da população"

Mauro Filho, secretário da Fazenda, explicando a executivos de grandes empresas, em evento da revista Exame, como o Ceará conseguiu se sobressair à crise econômica

Tem mais...

Vice-prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, será a partir de hoje cidadão paraibano. O título de cidadania será entregue hoje, em João Pessoa, na Assembleia Legislativa da Paraíba.

Encontro regional do PDT será realizado no próximo sábado, em São Gonçalo do Amarante. Deverá ser o mais concorrido, posto reunir lideranças da Região Metropolitana de Fortaleza. Ciro Gomes confirmou presença.

Aeroporto Regional do Cariri deverá ser privatizado. Não isoladamente, mas dentro de um pacote. Aeroporto do Recife é a cereja do bolo. Quem arrematá-lo leva junto os terminais de Juazeiro do Norte, Maceió, João Pessoa, São Luís, Teresina e Petrolina. Temor dos caririenses é que seu aeroporto seja tratado pelos novos donos como uma espécie de patinho feio.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.