Coluna

Paulo César Norões: descrédito progressivo

pc

Paulo Cesar Norões

Colunista de Política • pcnoroes@diariodonordeste.com.br

01:00 · 06.06.2018

Fartura de votos brancos e nulos, além da altíssima abstenção nas eleições suplementares no Amazonas, em agosto do ano passado, e no Tocantins, no último domingo, dão bem uma mostra do espírito dos eleitores com relação à política e aos políticos, nestes tempos de Lava Jato. No Amazonas, o número de eleitores que não compareceram às urnas no segundo turno, somado aos votos brancos e nulos, foi de mais de um milhão de pessoas, quase 50% das pessoas aptas a votar. No Tocantins foi do mesmo jeito. Quase metade do eleitorado não quis escolher quem vai governar o Estado. Algo que as pesquisas para presidente também têm projetado para as eleições de outubro. Brasileiros que não estão nem aí para quem vai governá-los ou representá-los nas casas legislativas. Reconheça-se, não é de admirar.

Virgílio

Muito justa a homenagem da Assembleia Legislativa ao ex-governador Virgílio Távora, ontem. Lamentou-se a morte de VT, que há 30 anos nos deixou. Em seu pronunciamento, o autor do requerimento, deputado Sérgio Aguiar, lembrou que dona Luisa Távora ficou conhecida como "a mãe dos pobres". Virgílio foi oficial do Exército, deputado federal, ministro, senador e governador do Estado por duas oportunidades.

Outro plenário

Hoje, amanhã e sexta-feira não haverá sessão na Assembleia. Deputados foram liberados para participar do Seminário Internacional sobre Segurança Pública, no auditório principal da Casa. A "Carta de Fortaleza", será enviada às principais autoridades responsáveis pelo assunto, além de ministros, secretários de Estado, ministérios públicos e Poder Judiciário.

Censo

Deputada Fernanda Pessoa (PSDB) quer saber o número de autistas do Ceará. Saber onde moram - na cidade ou no campo - e o perfil socioeconômico e educacional. Para tanto apresentou projeto de lei que cria o Censo de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em todo o Estado do Ceará. Segundo a OMS, o autismo afeta uma em cada 160 crianças no mundo.

Seminário

Direção estadual do PCdoB-CE realiza próximo sábado (09), na sede da Aprece, o "Encontro Estadual Eleitoral 2018". Ideia é pensar, organizar e debater as campanhas eleitorais deste ano. Estarão presentes presidentes e secretários de organização dos comitês municipais, pré-candidatos a deputado federal e estadual, assessores e responsáveis pelas respectivas pré-campanhas.

Outras correntes

Italiana Enel (antiga Coelce, no Ceará) comprou a paulista Eletropaulo por R$ 5,55 bilhões. Agora é líder no mercado brasileiro de distribuição de eletricidade, posição que era da CPFL Energia, da chinesa State Grid. Enel agora distribui energia no Rio de Janeiro, Ceará e Goiás, além de ativos de transmissão e de geração de energia renovável no Brasil, como usinas eólicas e solares.

"Não tenho percebido maior preocupação dos que desejam a cadeira maior do Palácio do Planalto para (...) extinguir a corrupção na vida pública de nosso Brasil"

Fernando Hugo
Deputado estadual (PP)

Tem mais...

Nomeado 

Aloisio Carvalho é o novo diretor financeiro do Banco do Nordeste. Indicação do senador Eunício Oliveira. Aloísio estava em Brasília. Desde 2016 era superintendente executivo da Agência Nacional de Transportes Terrestres.

Relatório

Senador José Pimentel (PT) apresentou, ontem, na Comissão de Assuntos Econômicos, parecer favorável ao projeto que cria regras mais rigorosas para os parcelamentos de dívidas tributárias. Após a leitura do relatório, foi concedida vista. A votação da matéria está prevista para a próxima terça-feira (12).

Festejos

Primeiro secretário da Assembleia, deputado Audic Mota (PSB), esteve nas comemorações dos 31 anos de Quiterianópolis, nos Inhamuns, ao lado do prefeito Dr. Barreto, e da primeira-dama, Juliana Abreu.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.