Coluna

Paulo César Norões: Defesa da Democracia

pc

Paulo Cesar Norões

Colunista de Política • pcnoroes@diariodonordeste.com.br

01:00 · 31.05.2018

No momento em que grupos, não só de oportunistas, mas também de cidadãos frustrados diante da deterioração do nosso sistema político, apelam para soluções radicais, como o pedido de intervenção militar que pegou carona em alguns setores do movimento dos caminhoneiros, oportuna a fala da presidente do STF Carmem Lúcia, na abertura da sessão de ontem da Suprema Corte, quando enfaticamente afirmou que não há solução para a crise brasileira fora do que está estabelecido na Constituição. "A construção permanente do Brasil é nossa, democrática e comprometida com a ética. Não há escolha de caminho. A democracia é o único caminho legitimo", disse a presidente. Que à fala de Carmem Lúcia se unam tantos quantos lutaram para restabelecer esse bem inalienável no Brasil. A defesa da democracia é um dever.

De volta

Image-0-Artigo-2407165-1

Pré-candidato a governador General Guilherme Theophilo já tem um potencial companheiro para a chapa majoritária do PSDB. Ex-senador Luiz Pontes quer tentar voltar à Câmara Alta, onde exerceu mandato entre 1999 e 2006. Pontes, que há doze anos não disputa eleições, diz que se sentiu encorajado a partir do estímulo de lideranças oposicionistas como Roberto Pessoa, Capitão Wagner e Raimundo Gomes de Matos.

Novidade

A outra vaga de senador na chapa oposicionista deve ser do PROS. Há nomes conhecidos para a vaga, como Roberto Mesquita e Vitor Valim. São, entretanto, potenciais puxadores de voto para deputado federal e estadual, o que pode fazer com que o partido opte por uma nome novo na política. Empresário Luiz Eduardo Girão, ex-presidente do Fortaleza e filiado ao PROS, surge como opção.

Parado

Deputado Chico Lopes (PCdoB) lembra que enquanto o Brasil sofre com a crise de combustíveis, projeto de lei dele, que amplia o refino de petróleo e prioriza o atendimento do mercado interno, aguarda votação na Câmara Federal. "Projeto protege a Petrobras, a engenharia e a economia nacional, além de permitir mais refinarias e a geração de emprego e renda aqui no Brasil", ressalta Lopes.

Na Fiec

Líder da bancada do PSD, deputado federal Domingos Neto atendeu convite do presidente em exercício da Fiec, Alexandre Pereira, para discutir com os empresários sobre o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), com o objetivo de fomentar o desenvolvimento das empresas da Região e estimular o crescimento das indústrias com a geração de emprego e renda.

Agora vai?

Ministério da Integração garante que as águas do Rio São Francisco em agosto chegam ao Ceará. Para tanto, Os canteiros de obras do Eixo Norte do projeto de transposição já estão trabalhando em turnos de 24 horas. Mais de mil homens estão em campo. Processo de mobilização vai até o fim de junho, quando o trecho atingirá pico máximo de produtividade, com 3.000 profissionais.

"

O movimento teve o mérito de trazer de volta a discussão sobre o nosso modelo de Estado"

Beto Studart, presidente da Fiec, que se recupera de cirurgia em São Paulo, mas não se desligou dos acontecimentos no Brasil. Para Beto, "se faz urgente uma Reforma Tributária e, fundamentalmente, a Reforma Fiscal, reduzindo as despesas, eliminando mordomias e excessos que devastam as finanças públicas e a moralidade brasileira", acrescenta.

Tem Mais...

Seminário. Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, conselheiro Edilberto Pontes, falará no primeiro dia do Seminário Prefeitos. Vai analisar o papel do controle e da governança nas instituições públicas na era da transparência.

Quando? Palestra do presidente do TCE será logo no dia 4, primeiro dia do seminário, logo após palestra magna do governador Camilo Santana e entrega da Medalha Américo Barreira.

Homenagem. Mauro Benevides vem ao Ceará para a missa pela passagem dos 30 anos de morte de Virgílio Távora, próxima terça-feira. Távora morreu durante a Constituinte e, à época, Mauro, que era o vice-presidente, fez constar na Carta Magna menção em memória ao então senador, que efetivamente participou dos trabalhos.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.