Coluna

Paulo Cesar Norões: De olho na Convenção

pc

Paulo Cesar Norões

Colunista de Política • pcnoroes@diariodonordeste.com.br

01:00 · 07.03.2018

Pré-candidatura de Rodrigo Maia pode ter reflexos no DEM do Ceará. Aqui, os Democratas estão fechados com a reeleição de Camilo Santana. Mas, será que a direção nacional vai digerir o DEM em um palanque petista? Para o presidente do Diretório Estadual, Chiquinho Feitosa, nenhum problema. Até porque a aliança com o grupo governista já é antiga, haja vista que Moroni Torgan é vice-prefeito de Roberto Cláudio, também aliado de Camilo. Há quem aposte, porém, que o DEM, com candidato próprio à Presidência, vai querer o mesmo nos estados. E aí surge a figura do deputado Capitão Wagner, que está atrás de um partido para viabilizar sua candidatura a governador e andou conversando com Rodrigo Maia. A Convenção Nacional do DEM é amanhã, em Brasília. Provavelmente, haverá uma definição.

Urgência

A Câmara dos Deputados e o Senado Federal são responsáveis por dar amparo legal para as medidas que são urgentes na Segurança Pública. Com esta declaração, na sessão temática convocada por ele para debater o tema no Senado, o cearense Tasso Jereissati incluiu, corretamente, o Congresso Nacional como parte da solução do problema. Não há mais como procrastinar.

Visita

Presidenciável do PDT, Ciro Gomes está em Brasília. Hoje, será recebido para café da manhã com o presidente Paulo Tonet, na sede da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert). Acompanha Ciro o presidente do PDT cearense, André Figueiredo, que foi ministro das Comunicações no governo Dilma, e se tornou um amigo da Radiodifusão.

Tirar a suja

Mas a razão maior da estada de Ciro em Brasília é o lançamento nacional de sua candidatura, na sede do PDT. Curiosamente no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Há quem afirme que a data foi escolhida de propósito, para apagar a má impressão deixada pela frase dele na campanha de 2002, quando disse que o papel da então esposa Patrícia Pilar era dormir com ele.

Caravana

Lançamento da candidatura de Ciro vai atrair bom número de cearenses a Brasília. Além dos irmãos de Ciro, Cid, Ivo, Lúcio e Lia Gomes, estarão lá os presidentes da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque, e da Câmara de Fortaleza, Salmito Filho, além do prefeito Roberto Cláudio. Governador Camilo Santana (PT) também confirmou presença.

Pelo Ceará

Não é de agora que o cearense sabe da pretensão de Ciro de disputar, mais uma vez, a Presidência da República. Por aqui, já iniciou a caravana 'Rumo 12' que percorre as diversas regiões do Estado, levando a mensagem da mudança. No Crato, bem ao seu estilo, Ciro disse: "Me apresento com autoridade moral para botar o dedo na venta dos corruptos deste Brasil".

"Cada um de nós faz o que pode: contratação de pessoal, compra de equipamentos, inteligência, mas falta uma atuação federal mais forte".

Camilo Santana, governador cearense, referindo-se aos colegas do Nordeste e defendendo a criação dos Centros Regionais de Inteligência em Segurança Pública.

Tem mais...

Veredas Ao engavetar a Reforma da Previdência e adotar uma agenda focada na Segurança Pública, o presidente Michel Temer tenta enveredar por caminhos mais populares, atendendo ao clamor da sociedade. Auxiliares dele até já falam e discutem uma candidatura em outubro. Será?

Ainda é pouco! Primeira providência: decretar a intervenção federal no Rio de Janeiro, um dos mais importantes estados do País, que enfrenta forte crise financeira e política. É preciso, entretanto, muito mais do que isso, dada a grave omissão da União no tema.

Na Justiça Em meio à repercussão da mudança de agenda do Planalto, duas decisões judiciais voltaram a colocar o presidente na berlinda. A inclusão de seu nome como investigado no caso Odebrecht. E a quebra de sigilo bancário.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.