Coluna

Paulo César Norões: currículo favorece Ciro

pc

Paulo Cesar Norões

Colunista de Política • pcnoroes@diariodonordeste.com.br

01:00 · 04.06.2018

O Brasil já conhece Ciro Gomes, sabe do seu temperamento explosivo e a facilidade que tem para causar celeumas com seu jeito de se expressar. É, de fato, algo que deixa muita gente desconfiada, de que essa personalidade forte seja incompatível com o equilíbrio que se espera de um presidente da República. Por outro lado, Ciro tem a vantagem de, ao contrário de Jair Bolsonaro, por exemplo, ter um bom currículo como gestor. Seja como prefeito de Fortaleza, governador do Ceará ou ministro da Fazenda e da Integração Nacional, não há registro de algum ato tresloucado dele. Ao contrário, em todos esses cargos Ciro foi bem avaliado. E esse é um ativo importante para ser explorado na campanha para contrapor à imagem de destemperado que muita gente tem do pré-candidato do PDT. Isso e ele moderando o linguajar, como tem feito.

Aparecendo

Provável ministro da Fazenda em um eventual governo de Ciro Gomes, Mauro Filho foi bem em entrevista ao jornal Valor, voltado para o meio econômico. Economistas avaliaram positivamente a explanação dele mesmo, em alguns casos, divergindo de parte das soluções apresentadas. A favor dele também atuação na Fazenda do Ceará, que tem o melhor equilíbrio fiscal do País.

Eleitos

Quatro novos prefeitos do interior cearense foram conhecidos ontem, após eleições suplementares. Em Umari venceu Neide, do PSD. Em Santana do Cariri o novo prefeito é Pedro Henrique, do MDB. Já em Tianguá, ganhou Jaydson Aguiar, do PTB. E em Frecheirinha, na zona Norte quem venceu as eleições foi Helton Luís, do PDT. Vão cumprir o resto dos mandatos, ficando no cargo por dois anos.

Missa

De gente do povo à elite política, passando por lideranças empresariais. A missa pelos 50 anos do governador Camilo Santana lotou o Santuário de Nossa Senhora da Assunção, no bairro Vila Velha. Uma prévia de como deverá ser o palanque da situação, com seus 24 partidos, na eleição de outubro. Ponto alto foi a homenagem do garoto Pedro, filho de Camilo, que emocionou a todos.

Tensão

Clima vai esquentar hoje, em Tianguá. A Câmara Municipal, que tem ampla maioria oposicionista, vai julgar o prefeito Carlos Windson, acusado de improbidade administrativa. Briga, na verdade, é política. Windson é ligado ao deputado estadual Audic Mota, enquanto o vice-prefeito Fred Rego, que pode assumir em caso de cassação, é apoiado pelo grupo de Domingos Filho.

"Muito emocionado com todo o carinho que recebi e pude renovar forças para seguir trabalhando com determinação na construção de um Ceará cada vez melhor"

Camilo Santana
Governador do Ceará

Tem mais

Perto Na missa dos 50 anos de Camilo Santana Ciro Gomes e Eunício Oliveira estiveram próximos, mas cada, um na sua. Como se sabe, Ciro é o principal entrave para a consolidação da aliança eleitoral do senador com o grupo que ele comanda.

Evento Prefeitos, secretários e assessores dos 184 municípios do Estado são esperados, hoje e amanhã, no Seminário Prefeitos, promovido pelo Diário do Nordeste e a Prática Eventos, com realização do Instituto Future, TCE e Aprece. Abertura é às 9hs, no Centro de Eventos.

Inauguração Noite de sábado, prefeito Carlomano Marques recebeu o governador Camilo Santana, que foi inaugurar a Areninha de Pacatuba. Deputado estadual Leonardo Araujo e o deputado federal Moses Rodrigues prestigiaram o correligionário do MDB.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.