Coluna

Paulo César Norões: corrupção recorrente na Política do País

pc

Paulo Cesar Norões

Colunista de Política • pcnoroes@diariodonordeste.com.br

01:00 · 06.07.2018 / atualizado às 01:14

Incrível como, mesmo com tudo o que já foi exposto desde o início da Lava-Jato, com a prisão de empresários e políticos de grosso calibre, ainda haja quem acredite que possa praticar malfeitos impunemente. Essa nova operação da Polícia Federal no Ministério do Trabalho mostra que as práticas criminosas nas diversas esferas do Poder Público estão longe de acabar. Como bem exposto na série 'O Mecanismo', da Netflix, corrupção é como um câncer, não dá para ser tratado com analgésico. E, pela participação recorrente de personagens já conhecidos de outros 'esquemas', fica cada vez mais evidente que há de se criar alguma lei que impeça que condenados por corrupção possam voltar à vida pública, mesmo após cumprirem pena. Câncer que não é completamente extirpado corre sempre o risco de voltar e virar metástase.

Reta final

Camilo Santana tem agenda cheia hoje, último dia em que pode participar de eventos festivos do Governo. Inaugura logo cedo 8 estações e o início da operação assistida do VLT, da Borges de Melo ao Papicu. Depois inaugura o Ciopaer do Sertão Central, em Quixadá, e entrega aeronave comprada na Alemanha. Volta, assiste ao jogo do Brasil em casa, com a família, e depois vai ao Crato entregar novo Parque de Exposições.

Decisão

PT de Fortaleza, agora sob comando de Deodato Ramalho, decidiu apoiar tese de chapa própria do partido para deputado estadual; possível coligação da chapa para deputado federal em consonância com a direção nacional e os atuais parlamentares e pré-candidatos; e candidato próprio do PT para o Senado. Agora é ver se o diretório municipal terá força para convencer o estadual.

Reeleição

Eleito em 2014 com quase 60 mil votos, Renato Roseno chegou a ser cogitado para disputar o governo, este ano. Estratégia do PSOL, porém, é tê-lo como puxador de votos para aumentar a bancada do partido na Assembleia Legislativa. Candidatura de Roseno será lançada amanhã, 15h, na sede do PSOL. Marca do mandato dele foi a defesa dos direitos humanos, das minorias e meio ambiente.

Verba para Saúde

Emenda individual do deputado estadual Audic Mota (PSB) garantiu R$ 1,9 milhão para as obras de reforma e conclusão do Hospital Regional Francisco Galvão de Oliveira, de Morada Nova. Termo de Ajuste entre a Prefeitura e a Secretaria Estadual de Saúde foi Assinado pelo prefeito Vanderley Nogueira e o secretário Adjunto de Saúde, Marcos Antonio Gadelha Maia.

Pra lá e pra cá

Neófito na política e ainda desconhecido de boa parte da população, desafio do General Guilherme Theophilo é se aproximar cada vez mais das pessoas. Ontem ele esteve em Iguatu, onde o senador Tasso Jereissati apresentou-o a lideranças da região Centro-Sul. Amanhã, o senador Tasso leva o pré-candidato do PSDB para mais uma visita a Juazeiro do Norte.

"Me chama atenção o caso de um caminhão que capotou numa rodovia e em pouco tempo todos os pneus foram levados pelas pessoas que passavam"

Ely Aguiar, deputado estadual (PSDC), chamando atenção para o fato de que a corrupção não existe apenas na classe política.

Tem mais...

Convoca-E

Justiça Eleitoral dará início hoje às convocações dos mesários que auxiliarão os trabalhos nas eleições de outubro próximo. Novidade, este ano, é que mesários e auxiliares serão chamados por meio de mensagem eletrônica enviada ao e-mail informado pelo eleitor.

História

Ao agradecer homenagem do Banco do Nordeste, ex-senador Mauro Benevides fez uma retrospectiva sobre o que foi a luta pela implantação do Fundo Constitucional do Nordeste na Constituição Brasileira.

História 2

Segundo Mauro, a bancada nordestina, sozinha, não teria votos suficientes para aprovar o FNE. A saída foi incluir o Norte e o Centro-Oeste como beneficiários de fundos similares, o que garantiu a aprovação. Fundamental para isso o engajamento do então senador Bernardo Cabral (AM).

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.