coluna

Paulo Cesar Norões: Corrida contra o tempo

pc

Paulo Cesar Norões

Colunista de Política • pcnoroes@diariodonordeste.com.br

01:00 · 04.01.2018

Já é 2018, ano eleitoral, partidos têm que correr para deixar tudo pronto para a disputa. Siglas que tiveram mudanças de comando, especialmente as menores, precisam praticamente se refazer. Caso do PHS, que tirou o comando das mãos do deputado estadual Tin Gomes e repassou-o para o deputado federal Cabo Sabino, já quase na virada do ano. São praticamente 90 dias para correr o Interior, instalar novas comissões provisórias nos municípios e filiar novos membros que vão compor as chapas de deputado estadual e federal. Isso tudo em um ano em que os partidos precisam ter 1,5% dos votos em cada Estado ou fazer nove deputados federais para atingirem a cláusula de desempenho e se manterem vivos para as eleições futuras. Sabino sabe disso e trabalha na perspectiva do PHS ter 2% dos votos no Ceará. Com ele reeleito, de preferência.

Referência

Sindicato dos Policiais Federais do Rio Grande do Norte soltou nota de apoio aos policiais potiguares em greve. E usou o Ceará como referência para criticar o governador Robinson Farias: "Robinson, o ingrato, bem que poderia olhar o exemplo de Estado vizinho. Enquanto o Ceará investe 11 milhões de reais em equipamentos de segurança, ele (O ingrato) promete prisão aos policiais". Camilo adorou...

De olho

Mais um indício de como a sociedade anda mais ligada no que fazem os gestores públicos. Portal da Transparência do Estado do Ceará registrou 391.664 acessos, realizados por 214.056 usuários em 2017. Só no último mês de dezembro, o Portal da Transparência registrou os maiores números de acesso e visualizações por páginas desde que foi disponibilizado ao público.

Zoada não

Se depender da vereadora Larissa Gaspar (PPL), as festas de fim de ano em Fortaleza podem ter sido as últimas com o barulho dos fogos de artifício. É dela o Projeto de Lei que proíbe o uso de fogos de artifício que causem barulho, permitindo a fabricação, venda e uso só de fogos silenciosos. Larissa se baseia na Lei Orgânica do Município que veda tudo que afete a qualidade do meio ambiente, pessoas e animais.

Pêsames

De Brasília, ex-senador Mauro Benevides ligou para a família Machado, de Quixeramobim, para expressar seus sentimentos pela partida do ex-prefeito Antônio Machado, que, segundo Mauro, realizou uma das mais profícuas administrações daquele município. Antônio era irmão do ex-deputado estadual Alfredo Machado, que também presidiu o Fortaleza Esporte Clube.

"É o orgulho, uma emoção que me dá. É um resgate (ao nome da família)"

Roberto Jefferson, presidente nacional do PTB, sobre a escolha da filha dele, Cristiane Brasil, para o Ministério dos Transportes. Jefferson, que denunciou o esquema do mensalão, em 2005, quando era deputado federal, foi cassado e cumpriu pena por corrupção. Este ano tentará voltar à Câmara Federal, por São Paulo.

Tem mais...

Secretário André Costa satisfeito com o trabalho das forças de segurança no Réveillon do Aterro da Praia de Iracema. Houve redução de 55,6% nos roubos a pessoas e outras ocorrências de menor potencial ofensivo, em relação ao ano passado. Nenhuma ocorrência grave, o que é ótimo.

Onda de renovação na política está motivando surgimento de novos personagens. Empresário de radiodifusão Anselmo Mororó tem convite do PRB para disputar uma cadeira na Câmara Federal.

Advogado Roberto Victor, presidente da Academia Cearense de Direito, também estuda entrar na disputa. Iniciativas como visitas a 15 municípios do Ceará com a caravana da educação, e em 18 escolas públicas, levando noções de direito e cidadania, deram-lhe visibilidade.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.