Coluna

Paulo César Norões: conversando se entende

pc

Paulo Cesar Norões

Colunista de Política • pcnoroes@diariodonordeste.com.br

01:00 · 15.06.2018

Saiu a regulamentação da "Taxa de Licença para Localização e Funcionamento de Estabelecimentos e de Atividades Diversas no Município de Fortaleza" - paga para emissão dos alvarás de funcionamento. Segundo a Prefeitura, fruto de acordo com dirigentes da Fiec, Fecomércio, CDL Fortaleza, ABIH, Sindicato das Escolas Particulares e da Associação dos Hospitais do Ceará, presentes na reunião de ontem, com o prefeito Roberto Cláudio. Os novos critérios de cobrança de taxas para emissão de alvarás, propostos inicialmente pela Prefeitura há alguns meses, geraram controvérsias e causaram arranhões na até então ótima relação do prefeito com o setor produtivo, que considerou abusivos os valores cobrados. O desfecho mostra que o diálogo ainda é o melhor caminho para o consenso.

Mérito

Destaque-se, além da boa vontade do prefeito Roberto Claudio para recuar e aceitar o diálogo, a participação do vereador Benigno Junior (PSD-foto), que desde o início defendeu, da tribuna da Câmara Municipal de Fortaleza, a revisão da Lei que aumentou as taxas de alvará. Merecia, inclusive, ter sido chamado para o ato de ontem, que celebrou o acordo entre a Prefeitura e os empresários. Fica o registro.

Candidatos

PPS apresenta hoje, às nove horas, na Assembleia Legislativa, seus candidatos às eleições proporcionais. A direção do partido no Ceará decidiu não lançar candidatura majoritária, optando pelo apoio à reeleição do governador Camilo Santana. Deputado Tomaz Holanda é o

Principal nome do PPS para a Câmara Federal. Para estadual, a aposta é nos deputados Júlio César e Anderson Palácio.

Paes lembrado

Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou projeto de relatoria do deputado Danilo Forte (PSDB) que denomina Paes de Andrade o Açude Castanhão. Na justificativa, Danilo ressaltou os 44 anos de vida pública do saudoso ex-deputado e presidente da Câmara que, ao assumir a Presidência da República interinamente, autorizou a construção do açude.

Reduziu

Se foi em função da Intervenção Federal, ou não, o fato é que houve redução dos índices de criminalidade de abril para maio, no Rio de Janeiro. Homicídio doloso teve queda de 11,8%, enquanto roubo a veículo variou 5,9% para baixo e roubo de carga, 15,7%. Dados repassados ao presidente Michel

Temer pelo interventor federal no Rio, general Walter Braga Netto.

Debate

Senador José Pimentel (PT), que ainda sonha em disputar a reeleição, estará segunda-feira na Assembleia Legislativa, onde participa de audiência pública sobre a "Reforma Trabalhista, seus impactos na classe trabalhadora e a proposta de um Estatuto do Trabalho". Debate promovido pela Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, por requerimento do deputado Nestor Bezerra (PSOL).

"As pessoas fogem do assunto e, por medo ou desconhecimento, não veem os sinais de que alguém próximo está com ideias suicidas"

Dep. Aderlânia Noronha (SD), apontando o suicídio como um mal silencioso que precisa ser prevenido. Projeto de indicação dela nesse sentido foi aprovado na Assembleia Legislativa.

Tem mais

Aumento...

Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) confirmou decisão que suspendeu aumento de salários do prefeito, vice-prefeito e secretários do município de Juazeiro do Norte.

...Irregular

A majoração dos salários tinha sido aprovada pela Câmara de Juazeiro do Norte, mas o Ministério Público viu irregularidades no processo legislativo e requereu a suspensão do aumento.

Nomes

E no PSDB não há definição do nome que concorrerá na vaga do Senado que cabe ao partido na chapa encabeçada pelo general Guilherme Theophilo. Uns defendem a experiência política do veterano Luiz Pontes, enquanto outros pregam a tese de renovação e apontam nomes como o do advogado Leandro Vasques.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.