Coluna

Paulo Cesar Norões: Caso de saúde pública

pc

Paulo Cesar Norões

Colunista de Política • pcnoroes@diariodonordeste.com.br

00:00 · 17.02.2017

Segundo estudo de 2013, do especialista em segurança viária, Eduardo Vasconcellos, o risco de sofrer um acidente no trajeto para o trabalho, por exemplo, é até 90 vezes maior para quem usa motocicleta do que para quem utiliza os ônibus. Em Fortaleza, 60% das vítimas de acidentes de trânsito que dão entrada no IJF, referência em traumatologia na capital, são condutores ou passageiros de motos. Acidentes que, quando não matam, muitas vezes deixam sequelas para o resto da vida. Algo que pode ser minorado com o uso adequado do capacete. Que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), reduz a probabilidade de morte em 40% e de lesão grave em 70%. Pertinente, portanto, a campanha que vem sendo divulgada na mídia para o uso correto do capacete. Na qual toda a sociedade deve se engajar.

Acessibilidade

Tramita na Câmara Municipal projeto do vereador Célio Studart (SD), que pede instalação de brinquedos adaptados para crianças com deficiência nos playgrounds dos espaços públicos de Fortaleza. Áreas de lazer, praças, parques, clubes e locais afins deverão ter em suas estruturas acessibilidade para atender às crianças com deficiência, dentro dos padrões da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Image-0-Artigo-2203528-1

É de lascar

Por mais que se tente acreditar que o Brasil tem jeito, há fatos que nos empurram na direção contrária. Não há nada que justifique uma pessoa presa, envolvida em assaltos a bancos, deixar o presídio sob escolta policial para tomar posse como vereador. O caso de Nova Russas - que não é único no Brasil, diga-se - só nos mostra o quão distantes estamos de virar um país sério. É uma aberração.

Estrela

Governo do Estado inaugurou a Perícia Forense de Crateús, antigo IML. Quem fez o anúncio em plenário na semana passada foi o deputado Carlos Felipe (PCdoB), puxando para si o feito. Deputado Walter Cavalcante (PP), porém disse que foi conquista dele, história confirmada pelo líder Evandro Leitão (PDT). "Quem tiver sua estrela que brilhe, mas não apague a dos outros...", pediu Walter.

Sopé da serra

Nomeado pelo papa Francisco o novo bispo de Tianguá, padre Francisco Edimilson Neves formou-se na Faculdade de Filosofia de Fortaleza e nasceu há 47 anos em Jardim, município do sopé da Serra do Araripe, divisa com Pernambuco. Aliás, o monsenhor Dermival de Anchieta Gondim, de Brejo Santo, também nasceu em Jardim, assim como o ex-deputado estadual Giovani Sampaio.

Sopé da serra 2

Aliás, Giovani Sampaio, vice-prefeito de Juazeiro do Norte, reuniu-se com os proprietários de farmácias, com quem se solidarizou diante da exigência da Lei Federal que obriga presença de farmacêutico durante todo o horário comercial. O piso salarial desse profissional é de R$ 3,9 mil. Com os encargos sociais a despesa chega a R$ 5,8 mil. Sampaio ficou de conseguir uma solução para o caso.

"A Lava-Jato é intocável"
Carlos Veloso, ex-ministro do STF, para o presidente Michel Temer, que o convidou para o Ministério da Justiça e da Segurança Pública

Image-1-Artigo-2203528-1

Tem mais...

Deputado estadual Carlos Matos (PSDB) apresentou requerimento para, numa audiência pública, discutir a redução dos recursos para a saúde estadual.

Deputado estadual Audic Mota (PMDB) conseguiu junto ao governador Camilo Santana a liberação de recursos para a construção de uma "Areninha" na cidade de Tauá.

O projeto, nos moldes do já implantado em Fortaleza, será realizado em parceria com o município, conforme entendimentos com o prefeito Carlos Windson.

Audic, aliás, está em alta na base governista. No vídeo em que convida a população para a inauguração do destacamento do Raio, em Tauá, governador Camilo destacou o esforço político do deputado ainda peemedebista.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.