coluna

Paulo Cesar Norões: Capacitação tecnológica

pc

Paulo Cesar Norões

Colunista de Política • pcnoroes@diariodonordeste.com.br

01:00 · 11.05.2018

Criado por sugestão do deputado Ariosto Holanda (PDT), o Centro de Estudos e Debates Estratégicos (Cedes) da Câmara dos Deputados comemora 15 anos de atuação. Dois temas propostos pelo parlamentar cearense - Biodiesel e Capacitação Tecnológica da População - se tornaram políticas públicas. Hoje, um percentual do combustível renovável é adicionado à gasolina e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) continua ativo no Ministério da Educação, ambos idealizados pelo veterano deputado, que depois de conversar com Cid e Ciro Gomes, está disposto a tentar a reeleição. Ariosto se elegeu deputado pela primeira vez em 1990. Tanto como secretário nos três governos de Tasso como na Câmara, tem como marca o interesse pela capacitação tecnológica como forma de desenvolvimento.

Coalizão pró-Ciro

Image-0-Artigo-2398798-1

Palavras do vereador Evaldo Lima, publicadas no Diário do Nordeste de ontem corroboram discurso de seu correligionário Flávio Dino, governador do Maranhão. Fica claro que o PCdoB já jogou a toalha em relação à candidatura de Lula e considera Ciro Gomes (PDT) o nome mais forte para liderar uma coalizão de centro-esquerda, apesar da pré-candidatura de Manoela D'Ávila. PT corre o risco de ficar isolado.

Assopra e morde

Deputado estadual Capitão Wagner (PROS) surpreendeu ao parabenizar o Governo do Estado pela criação da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública, lembrando ser uma de suas reivindicações desde o inicio de mandato, em 2015. Mas, opositor que é, criticou o fato de ser só agora, a cinco meses da eleição. Para Wagner, a confirmação do fracasso do Ceará Pacífico.

Praças

Governador Camilo Santana e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, vão lançar, na manhã de hoje, às 9h, na Praça do Conjunto Tamandaré, no Jangurussu, o programa de reforma de praças e espaços públicos da Capital. Como a coluna antecipou semana passada, serão 60 espaços públicos beneficiados pela ação, que faz parte do Juntos Por Fortaleza - uma parceria entre Estado e Município.

Viagem

Aliás, vereadores governistas vão ter que se virar para estarem na solenidade do governador e prefeito, no Jangurussu. Presidente Salmito Filho convocou sessão extraordinária da Câmara exatamente às 9h da manhã, para votar autorização de viagem de trabalho de Roberto Cláudio a Estocolmo. Viagem, pelo visto, de última hora, com agenda ainda desconhecida.

Reconhecimento

Tramita na Assembleia projeto de lei do deputado Leonardo Araújo (MDB) que concede cidadania cearense ao ministro da Integração Nacional, Pádua Andrade. Araújo justifica dizendo que o piauiense Pádua vem ajudando o Ceará nas ações relativas a abastecimento e segurança hídrica, desde quando ocupava a Secretaria de Infraestrutura Hídrica do Ministério da Integração Nacional.

"Até junho não haverá nenhuma escolha de vice, porque é a fase da solidão programática, de fazer diretamente com o povo o conserto da sua plataforma de partida"

Ciro Gomes. Pré-candidato do PDT à Presidência

Tem mais...

Drogas. Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) e a Prefeitura de Juazeiro do Norte inauguram hoje o Centro de Referência sobre Drogas do Cariri. Estarão presentes a vice-governadora Izolda Cela e o secretário Will Almeida, da SPD, além do anfitrião, prefeito Arnon Bezerra.

Palestra. Uma das principais pensadoras da esquerda de hoje, no Brasil, Márcia Tiburi fará palestra em Fortaleza no dia 16 de maio sobre "Democracia e Fascismo - Desafios e Perspectivas para o Brasil".

Quem é. Tiburi é filósofa e durante algumas temporadas participou do programa Saia Justa, do GNT. Uma curiosidade: era uma crítica ferrenha de Lula e hoje uma de suas maiores defensoras. Palestra dela será no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.