COLUNA

Paulo Cesar Norões: Candidato da oposição?

pc

Paulo Cesar Norões

Colunista de Política • pcnoroes@diariodonordeste.com.br

01:00 · 19.04.2018

O general que Tasso Jereissati filiou ao PSDB cearense é, por via paterna, de família com tradição militar. Pelo lado materno, porém, o sangue militar ganha componente político. Guilherme Theóphilo é neto do Dr. César Cals de Oliveira, médico e ex-prefeito de Fortaleza. Sobrinho, portanto, do ex-ministro, senador e governador do Ceará, César Cals Filho, e primo do ex-prefeito César Neto e do ex-presidente da Assembleia Marcos Cals. Ou seja, linhagem política ele tem, porém falta-lhe militância. Mas, o desgaste da classe política abre espaço para outsiders. Ademais, o respeitável currículo no Exército e a segurança dominando a pauta, deixam o general em boa condição. Será ele o candidato da oposição ao Governo? Ainda não se sabe. Mas, talvez seja isso que povoa sua mente enquanto viaja de moto de Brasília para Fortaleza.

Sem custo

Image-0-Artigo-2389621-1

Palestra do ministro do STF Luís Roberto Barroso, próxima segunda-feira, não vai gerar custo para a Câmara de Fortaleza. Esclarecimento se faz necessário diante da celeuma em torno de suposto pagamento de cachê de R$ 42 mil ao ministro para dar palestra no Tribunal de Contas de Rondônia, no final de março. Segundo o presidente Salmito Filho, a Câmara não vai pagar nem passagens e hospedagem.

Capacitação

Palestra de Barroso será dirigida principalmente aos servidores da Câmara, Prefeitura, Assembleia Legislativa, Governo do Estado, Ministério Público e TCE. É parte do Programa de Capacitação e Formação Continuada, que já recebeu este ano a maior autoridade em jurisprudência na área de licitações públicas e contratos, o respeitado jurista e professor Jacoby Fernandes.

Debate

Deputado Sérgio Aguiar (PDT) sugere que a Assembleia Legislativa realize debate semelhante ao que a Unifor promoveu para discutir a Constituição Federal, que completará os 30 anos no dia 5 de outubro próximo. O que melhorou e o que piorou? Seria o tema do debate com a participação das maiores autoridades nacionais no assunto. A data ainda será marcada pela Mesa Diretora.

Invasão?

Causou surpresa no gabinete da Presidência da Assembleia possível apoio do prefeito de Cedro Nilson Diniz à candidatura de Guilherme Landim (PDT) a deputado estadual. Zezinho Albuquerque obteve 2.994 votos em Cedro, em 2014, enquanto Agenor Neto (MDB), também situacionista, teve 1.031. A tendência, pelo visto, é que haja um entendimento para evitar a ideia de "invasão".

Homenagem

Edson Queiroz Neto, economista e chanceler da Universidade de Fortaleza (Unifor); Élcio Batista, chefe de Gabinete do governador Camilo Santana; e Elisa Gradwohl, presidente do Sindicato das Indústrias de Frio e Pesca no Estado do Ceará - Sindfrio, são os homenageados deste ano com a Medalha do Mérito Industrial, principal comenda da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec).

"A negligência do Governo Federal em relação ao drama da seca que atinge a população cearense é inaceitável"

Tasso Jereissati, senador (PSDB), em protesto contra a nova paralisação das obras de Transposição das águas do Rio São Francisco. "É preciso que o Governo tome medidas realmente emergenciais, visto a gravidade da situação", reforça o senador tucano.

Tem mais...

Visita. Vereador Iraguassu Filho, líder do PDT na Câmara, acompanhou a primeira-dama de Fortaleza Carol Bezerra em visita ao centro especializado para pessoas com deficiência do projeto Recanto da Cidade.

Visita 2. O Centro atende jovens e adultos com necessidades especiais ou que dependem de outras pessoas, além de suas famílias.

Na terra. Ex-senador Mauro Benevides está em Fortaleza. Veio abraçar familiares pela passagem da matriarca Marialva, sua tia e mãe do jornalista Guto Benevides.

Na terra 2. Mauro, claro, aproveita a estada para contatos políticos. Este ano ele não será candidato, mas está engajado na candidatura de Mauro Filho à Câmara Federal.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.