COLUNA

Paulo Cesar Norões: Calvário interminável

pc

Paulo Cesar Norões

Colunista de Política • pcnoroes@diariodonordeste.com.br

01:00 · 19.05.2018

Com José Dirceu de volta à prisão, criou-se uma situação inusitada. As figuras mais importantes, o chamado núcleo duro do primeiro governo petista, estão atrás das grades. Mais do que bons auxiliares de Lula, José Dirceu e Antonio Palocci eram situados no topo da lista dos prováveis sucessores do então presidente. Veio o escândalo do Mensalão e o resto da história todo mundo já conhece. E a via-crúcis petista parece não ter fim. Só nesta semana que se encerra foram três pancadas. Preso, Lula perdeu direito às regalias de ex-presidente. Gleici Hoffman se viu às voltas com mais uma acusação de receber propina, desta vez na casa de R$ 1 milhão. E Dirceu viu negados todos os recursos e voltou à prisão. Para completar, Palocci, que negocia delação no âmbito da Lava-Jato, quer delatar também crimes envolvendo o setor financeiro, em São Paulo.

Relatório

Image-0-Artigo-2402483-1

Agência Reguladora do Ceará fiscaliza as ações das concessões públicas do Estado (Enel, Cagece, Cegás e o Sistema de Transporte de Passageiros Intermunicipal). Algo sério e fundamental para o bom funcionamento dos serviços e zelo pelo dinheiro público, além da proteção aos direitos do consumidor. Resultado desse trabalho, em 2017, será apresentado próxima quarta, pelo presidente da Arce, Hélio Winston Leitão.

Emancipação

Esquecido nos últimos anos, voltou a ser discutido na Câmara Federal projeto que transforma distritos em municípios. Provável que o assunto entre na pauta no próximo mês. A chamada emancipação mexe também com o Ceará. Há interesse de serem transformados em municípios cerca de 20 distritos, entre eles Jurema (Caucaia), Jamacaru (Missão Velha) e Palestina (Mauriti).

Esclarecimento

Ainda sobre a rusga entre os vereadores Célio Studart, Adail Júnior e Márcio Martins, por ocasião da regulamentação dos transportes alternativos em Fortaleza, Martins esclarece que não houve intenção de cercear o voto do colega e aproveita para reafirmar que Studart, ao contrário do que disse, foi convidado, sim, para debater o acordo feito entre base e oposição a respeito das emendas.

Reunião

Comissão Especial do Plano Diretor, presidida pelo vereador Benigno Júnior, apreciou ontem propostas de emendas ao texto original do Código da Cidade. Relatoria da matéria é do vereador Acrísio Sena. Benigno entende que o processo de votação do Código da Cidade deve ter a participação da sociedade civil organizada, para que se chegue à melhor e moderna legislação para Fortaleza”.

Açude

Deputado estadual Danniel Oliveira (MDB) comemora lançamento do edital para licitação do Açude do Barbosa, sonho antigo do povo de Lavras da Mangabeira. Autorização para a obra, junto com a do Lago de Fronteiras (já em execução), foi feita pelo senador Eunício Oliveira, quando da interinidade na Presidência da República. Os dois, Eunício e Danniel, filhos de Lavras.

‘‘

Não basta acompanhar as transformações, há que se ter a capacidade de antecipá-las. Daí a necessidade da educação ao longo de toda a vida”

Gonzaga Mota. Ex-governador do Ceará

Tem mais...

Homenagem. Câmara de Fortaleza fará, terça-feira, sessão solene pelo Dia Mundial do Enfermeiro, comemorado anualmente em 12 de maio. Iniciativa é do vereador Márcio Cruz (PSD).

Aprovado. É de autoria do vereador Renan Colares projeto de Lei que estabelece o dia 7 de maio como o Dia da Praia de Iracema. Projeto foi, definitivamente, aprovado na Câmara e segue, agora, para a sanção do prefeito Roberto Cláudio.

Satisfação. Daqui o agradecimento a quantos estiveram presentes à nossa posse na presidência da Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão, ontem, na Fiec. A Acert segue ao lado do radiodifusor cearense, na busca pelo fortalecimento do setor. Bandeira empunhada lá atrás por Edilmar Norões e que agora temos a honra de levar adiante.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.