coluna

Paulo Cesar Norões: Cada vez mais próximos

pc

Paulo Cesar Norões

Colunista de Política • pcnoroes@diariodonordeste.com.br

01:00 · 01.02.2018

Cada movimento de Camilo Santana e Eunício Oliveira reforça a perspectiva de um acordo entre as duas principais autoridades do Ceará, no momento, com vistas às eleições deste ano. Desta vez, o que os uniu foi o agravamento da crise da Segurança Pública no Estado, por conta das chacinas do fim de semana passado, que acresceu em mais de vinte mortes as estatísticas da violência deste início de ano. Camilo precisa do Governo Federal, não tem como enfrentar o crime organizado sozinho. Eunício abriu as portas do Planalto pra ele. Mais que isso, reforçou para Temer a necessidade do apoio federal. Neutralizando, assim, a reação dos ministros Carlos Marun e Torquato Jardim, que haviam criticado o fato de o governador atribuir ao Governo Federal parcela de responsabilidade pelo que vem acontecendo.

Caminho livre

Para a oposição estadual, esse entrosamento entre o governador e o presidente do Congresso é caminho sem volta, Camilo e Eunício devem mesmo marchar unidos no pleito que se avizinha. E com a recusa de Tasso Jereissati e Capitão Wagner, os dois nomes da oposição mais bem situados nas pesquisas, de se candidatarem a governador, vai ficando cada vez mais asfaltado o caminho da reeleição de Camilo.

Sistema falido

"O crime se nacionalizou. Mais que isso, se transnacionalizou. Então, não é no espaço da unidade da federação que vamos resolver o problema da grande criminalidade". Palavras do ministro da Defesa, Raul Jungmann que endossam o discurso de Camilo Santana. Para o ministro, falta um fluxo estável de recursos orçamentários e financeiros para a área de segurança.

Não mexe

Sobre o substitutivo da Reforma da Previdência, que começará a ser votado neste mês, deputado Danilo Forte (DEM) garante que não será cortado nenhum centavo dos trabalhadores rurais e deficientes físicos. Danilo conversou com o relator da Reforma, deputado Arthur Maia (PPS-BA). "É questão de inclusão de renda, essas pessoas irão continuar recebendo os benefícios da mesma forma", ressaltou.

De saída?

Roberto Pessoa tem confidenciado a amigos próximos que não vai aceitar o Partido Republicano na base de apoio de Camilo Santana. Não é de hoje que a deputada federal Gorete Pereira está alinhada politicamente com o governador. Pessoa, que é pré-candidato a deputado estadual, diz que se a direção nacional do PR decidir apoiar a reeleição de Camilo, ele deixa o partido.

Não ofendeu

Ciro Gomes levou a melhor sobre João Dória, em questão judicial. Juiz Newton Mendes de Aragão Filho, do Distrito Federal, rejeitou pedido de queixa-crime do prefeito de São Paulo contra o presidenciável do PDT, que no ano passado, após Conferência Nacional do partido, em Brasília, acusou o tucano de farsante e de ter enriquecido com dinheiro público.

"Muitas vezes as vítimas não recebem a atenção que necessitam e o Fundo foi sugerido justamente para protegê-las"

Dep. Fernanda Pessoa (PR), ao sugerir criação do Fundo de Assistência às Vítimas de Violência. Projeto foi aprovado em setembro, na Assembleia, e encaminhado ao governador.

Tem mais...

Presidente da ABIH, cearense Manoel Cardoso Linhares, prevê taxa ocupacional no Carnaval deste ano acima dos 90%, não só em Fortaleza, mas em todo o litoral cearense.

Deputado federal Odorico Monteiro (PSB) ciceroneou o presidente da Associação Internacional de Parques Tecnológicos e Áreas de Inovação (IASP Barcelona), Josep Piqué, que visitou a Fiocruz, no Eusébio.

Piqué conheceu as instalações da instituição que vai agrupar empresas que trabalhem em projetos estratégicos para o desenvolvimento do Pólo Industrial e Tecnológico da Saúde, que tem a Fiocruz como âncora científica.

Agradecer diligente Inácio Aguiar, que tocou, com a competência de sempre, a coluna durante férias do titular.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.