COLUNA

Paulo Cesar Norões: Autocrítica em boa hora

pc

Paulo Cesar Norões

Colunista de Política • pcnoroes@diariodonordeste.com.br

01:00 · 10.02.2018

"O cidadão está cansado de tanta ineficiência de nós todos, incluindo o Poder Judiciário, e por mais que tentemos -e estamos tentando, com certeza -, temos um débito enorme com a sociedade". Palavras da presidente do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia, ao inaugurar o novo presídio de Formosa, ontem, em Goiás. A autocrítica da ministra é salutar. Para ser passado a limpo, o Brasil precisa que todas as corporações assumam sua parcela de responsabilidade na crise moral que as levou ao descrédito da população. E mais importante torna-se o pronunciamento da ministra na medida em que é o Judiciário o poder mais fechado, tradicionalmente refratário a críticas externas. Quando a própria presidente da Suprema Corte reconhece que o poder que dirige carece de reparos profundos, é sinal de que estamos amadurecendo.

SUSP

Após aprovar projeto para instalação de bloqueadores de celular nos presídios, senador Eunício Oliveira foca agora nas outras nove propostas anunciadas por ele para estancar a violência no País. Uma das principais é a criação do Sistema Unificado de Segurança Pública, que estará para essa área como está o SUS para a Saúde. Algo há muito reivindicado pelos governadores, inclusive Camilo Santana.

2 bilhões

Véspera de Carnaval, Eunício Oliveira deu uma notícia que vai fazer muito prefeito sair por aí pulando de alegria. Presidente do Senado conseguiu liberar junto ao presidente Temer R$ 2 bilhões para os municípios investirem, de preferência, em Saúde, Educação e Desenvolvimento Social. Agora fica faltando só o Congresso aprovar. Votação será próximo dia 20.

Carnaval...

Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres, da Assembleia Legislativa, divulgou nota recomendando respeito às mulheres, no Carnaval. Deputada Fernanda Pessoa, presidente da Frente, quer as mulheres atentas umas às outras para evitar tentativas de assédio e agressões. Todo cuidado é pouco. Entre os carnavais de 2016 e 2017 houve aumento de 88% nos casos de violência sexual.

...Seguro

Já o vereador Acrísio Sena (PT) realiza, hoje, pelo nono ano seguido, no bairro de Antônio Bezerra, a Blitz Educativa, evento em que são distribuídos preservativos e material com orientações sobre trânsito, dengue e doenças sexualmente transmissíveis. "A intenção é lembrar às pessoas que com um pouco de cuidado é possível brincar com tranquilidade e segurança", diz o edil.

"Brinquem e se divirtam, mas tenham respeito, a brincadeira acaba quando a outra pessoa não quiser. Como dizem as campanhas, Não É Não!"

Fernanda Pessoa. Deputada estadual (PR)

Tem mais...

Prefeito Hilson Paiva esteve no Detran fechando parceria para melhorias no trânsito de Uruburetama. Resultado de gestões do deputado Leonardo Araújo (MDB).

Ministério da Educação liberou na última terça-feira, 6, R$ 376,3 milhões para as instituições federais de ensino, para manutenção, custeio e pagamento de assistência estudantil.

Estão reabertas as inscrições para formação de lista tríplice destinada à escolha de membro suplente do TRE-CE, na classe de jurista. Inscrições vão até o próximo dia 19.

103º Centro de Educação Infantil inaugurado pelo prefeito Roberto Cláudio, no Parque Dois Irmãos, recebeu nome do ex-diretor-geral do Porto do Pecém e professor da UFC, Erasmo Pitombeira, recentemente falecido.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.