coluna

Paulo Cesar Norões: Articulação nacional

pc

Paulo Cesar Norões

Colunista de Política • pcnoroes@diariodonordeste.com.br

01:00 · 18.05.2018

O ex-governador Cid Gomes tem evitado confirmar candidatura, embora aliados deem como certa a postulação dele ao Senado. Enquanto a fase de definição não chega, Cid segue atuando nos bastidores para tentar atrair apoios e formar alianças em torno da candidatura do irmão Ciro Gomes à Presidência da República, pelo PDT. Na última quarta-feira, Cid esteve na Câmara Federal, em Brasília, dialogando com integrantes do PSB, um dos partidos mais cortejados para alianças dos candidatos mais à esquerda. Uma das conversas, da qual participaram o presidente da Assembleia Legislativa, José Albuquerque, e o deputado federal André Figueiredo, foi com o ex-governador capixaba, Renato Casagrande, secretário-geral da sigla. No mesmo dia, a comitiva do PDT jantou com deputados do PSB.

É pra valer

Depois das andanças iniciais para se tornar mais conhecido dos cearenses, e sentindo boa receptividade, o general Guilherme Theophilo lançará sua pré-candidatura ao governo do Estado, pelo PSDB, na próxima segunda-feira, dia 21. Com as bênçãos do senador Tasso Jereissati e uma reunião de políticos que fazem oposição ao governador Camilo Santana.

Deu certo

Diante do impasse para definir uma candidatura de oposição ao Estado, tendo em vista que várias reuniões foram realizadas sem acordo, o nome do general Theophilo acabou surgindo como uma boa opção pela envergadura do cargo que ocupou, sua proximidade com o Ceará e o apelo que tem o lançamento de um nome com apelo de Segurança Pública.

Divergências

Era certo que a declaração do governador Camilo Santana de reconhecer as dificuldades da candidatura de Lula ao Planalto e defender aliança do PT com Ciro geraria reações. Ontem, o PT Ceará emitiu nota reforçando a defesa da postulação de Lula. O momento ainda não é de definições e, além do mais, Camilo já mostrou que sabe lidar com divergências.

Desculpas

Os deputados Evandro Leitão e Capitão Wagner, que na última terça-feira quase trocam socos no Plenário da Assembleia, pediram desculpas, ontem, pelo episódio grotesco. Diminui, mas não apaga o vexame que passaram e ao qual submeteram a Assembleia Legislativa, em seu plenário. A atividade parlamentar exige postura, autocontrole e respeito.

"Aprovamos uma das principais propostas do ano aqui no Senado. Um sistema único combate à violência no Brasil"

Eunício Oliveira, presidente do Senado, após o plenário da Casa aprovar o projeto que cria o Sistema Único de Segurança Pública.

Tem mais...

Transporte metropolitano regular e de qualidade é a primeira e mais visível demanda de municípios que estão nas proximidades de Fortaleza. Esta foi uma das prioridades apresentadas na reunião do Fórum Parlamentar da Região Metropolitana, realizado em São Luiz do Curu.

Defensor da criação do Parlamento Metropolitano, o presidente da Câmara de Fortaleza, Salmito Filho, tem comandado as reuniões em vários municípios. Com ideias integradas, os vereadores ganham mais força para defender as demandas da população perante os governos.

A ideia pode ser interessante, dependendo dos custos e desde que não caia no erro de ser apenas mais um espaço de debates inócuos.

Inácio Aguiar - Redator interino.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.