coluna

Paulo César Norões: aonde irão votos de Lula

pc

Paulo Cesar Norões

Colunista de Política • pcnoroes@diariodonordeste.com.br

01:00 · 03.09.2018

Image-0-Artigo-2448179-1

Segundo o Datafolha, Lula tem 39% das intenções de voto para presidente. Sem o nome dele na pesquisa, os votos vão para oito candidatos, além de brancos e nulos. Marina (Rede) é a mais beneficiada, 8% dos votos de Lula vão pra ela. Ciro (PDT) fica com 5%. Haddad, o herdeiro natural do petista, ficaria com 4%. Bolsonaro (PSL), Alckmin (PSDB), 3% cada. Álvaro Dias (Podemos), 2%, e Goulart (PPL) e Meirelles (MDB), 1%. 12% votariam em branco ou anulariam o voto. Percebe-se que dos 39% de Lula, 17 pontos (43%) foram transferidos para candidatos da esquerda/centro (Marina, Ciro e Haddad. Os outros 10 pontos (26%) foram para candidatos da direita/centro (Bolsonaro, Alckmin, Álvaro, Meirelles e Goulart ). Situação de momento. É ver o poder de transferência de Lula para mudar esse cenário.

Liminar

Oposição entrou na Justiça e conseguiu liminar para impedir Eunício Oliveira de usar a voz, imagens e os nomes de Lula, Cid Gomes e Camilo Santana em sua propaganda no rádio e TV de reeleição ao Senado. O descumprimento gerará multa diária de R$ 10 mil. Com isso, a tal coligação informal que une Eunício com o grupo governista só poderá ser alardeada agora nos palanques da vida.

Avermelhou

Chamou atenção o discurso eminentemente petista de Camilo Santana, na Praça do Ferreira, noite da última sexta-feira. Ao lado de Fernando Haddad, o governador teceu loas ao provável candidato do PT à Presidência, além de puxar o coro de "Lula Livre" para a plateia. O mesmo Camilo que dias atrás enaltecia Ciro Gomes, na inauguração do comitê de André Figueiredo. A política tem disso.

Desafio

Senador Tasso Jereissati ficou satisfeito com a boa repercussão da passagem de Geraldo Alckmin pelo Ceará. A palestra na Fiec, na sexta-feira, o candidato a presidente do PSDB foi aplaudido de pé pelos empresários. O grande desafio, porém, é popularizar o tucano no Estado. Para grande parte dos cearenses, o ex-governador paulista é um ilustre desconhecido.

Incorporou

No plano de governo de Alckmin para a região, denominado de "Nordeste Inovador", uma das primeiras propostas apresentadas foi o 'HUB de Inovação', uma ideia incorporada a partir do projeto do candidato tucano a governador do Ceará, General Theophilo, que quer aproveitar melhor os espaços e atrair novas empresas de tecnologia para a cidade de Fortaleza.

"Teremos no Nordeste abrigos para startups, estímulo a inovação, pesquisas e apoio aos grandes talentos locais"

Geraldo Alckimin, candidato do PSDB à Presidência, ao lançar seu plano de governo para o Nordeste

Tem mais...

Campanha

Na manhã deste ontem, sol a pino, Cid Gomes e o prefeito Roberto Cláudio comandaram 'adesivaço' no Pirambu, em Fortaleza. Conversaram com motoristas e fizeram campanha também para Ciro Gomes.

Campanha 2

Deputado Audic Mota foi recebido com festa, na manhã de sábado, pelo prefeito de Quiterianópolis, Dr. Barreto, lideranças e população. Uma atividade de adesivação de veículos mobilizou grande número de eleitores em frente à Igreja Matriz, no Centro da cidade.

Encontro

Fortaleza será sede, de amanhã a quinta-feira, do I Encontro Global de Bancos Solidários de desenvolvimento. Evento acontecerá na Fábrica de Negócios. Objetivo é trocar experiências e aprendizados entre os vários modelos desses bancos que trabalham com população de baixa renda.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.