Coluna

Paulo Cesar Norões: Alavancar a economia local

pc

Paulo Cesar Norões

Colunista de Política • pcnoroes@diariodonordeste.com.br

00:00 · 26.04.2017

Crescimento das micro e pequenas empresas é o melhor caminho para que o Brasil supere a crise econômica e volte a gerar emprego e renda para a população. Em cima dessa premissa, senador José Pimentel (PT) defende uma aliança entre prefeitos e micro e pequenos empresários para alavancar a economia de cada município. Atualmente, diz ele, 99% das empresas formais do Brasil são micro e pequenas, somando 11,6 milhões de empreendimentos espalhados por todos os 5.570 municípios do País. "O Simples Nacional e as micro e pequenas empresas são o grande instrumento com o qual os empresários contam para dar uma resposta a essa demanda justa da sociedade", disse o senador, na abertura do Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, em Brasília.

Só com alvará

Prefeito Roberto Cláudio ganhou reforço no embate para tirar os feirantes da Rua José Avelino dentro do prazo anunciado, 14 de maio. Ministério Público mandou a Secretaria do Centro proibir o funcionamento de todos os galpões sem alvará de funcionamento - caso da maioria dos que existem no entorno da feira e servem de depósito de mercadorias - até que consigam regularizar situação. E quem concede alvará? A Prefeitura...

Roberto Claudio

Santa greve

No Cariri a igreja se junta aos movimentos sindicais na convocação para a greve marcada para sexta-feira. Diocese do Crato, inclusive, faz a convocação pelas redes sociais, para a manifestação contra o Governo Temer. Concentração será na Praça Padre Cícero, indo até o Santuário de São Francisco das Chagas, onde haverá uma missa campal. Igreja católica também está engajada em Crateús.

Requerimento

Requerimento de Roberto Mesquita (PSD) vai dar o que falar. Deputado quer que o governador Camilo Santana vá à Assembleia esclarecer o teor do contrato de cogestão do Porto do Pecém com a empresa holandesa que administra o Porto de Roterdã. O parlamentar avisa: "não quero justificativa de segredo comercial internacional porque não cabe onde inexiste concorrência".

Capacitação

O Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) do Senado, por meio do Programa Interlegis, vai cooperar na capacitação de câmaras municipais e prefeituras do Ceará. Transparência na gestão e cumprimento da Lei de Acesso à Informação e Lei de Responsabilidade Fiscal serão temas dos encontros." O primeiro Evento irá ocorrer em meados de junho no auditório do BNB.

No papel

Superintendência do Patrimônio da União no Ceará vai repassar ao Município de Fortaleza, em maio, área de 1.499.653,77m² no Pirambu. Algo que vai beneficiar 12 mil famílias de baixa renda que, enfim, terão suas casas regularizadas. Essas ações de regularização fundiária da SPU têm acontecido em todo o País.

"Instituições estão sendo colocadas à prova e nós estamos aqui para exercer com denodo e muita responsabilidade esta investidura que me foi concedida"
Des. Leonardo Carvalho, ao tomar posse no TRF 5ª Região

Leonardo

Tem mais...

Governador Camilo Santana fará palestra-magna, hoje à noite, na abertura do COOPERACEARÁ, Encontro de Cooperativas Cearenses, no Marina Park.

Encontro será encerrado amanhã, com palestra do ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, que já presidiu a ACI - Aliança Cooperativista Internacional.

Líder do governo na Assembleia, Evandro Leitão (PDT), comemora assinatura, em Chorozinho, do decreto de desapropriação da área urbana da fazenda Uruanan, uma demanda antiga de 900 famílias que vivem no local.

De acordo com Evandro, o Governo do Estado investiu mais de R$ 2,1 milhões para a desapropriação e realização de edificações e benfeitorias na área, que tem 1,8 mil hectares.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.