Coluna

Paulo César Norões: Água como direito social

pc

Paulo Cesar Norões

Colunista de Política • pcnoroes@diariodonordeste.com.br

01:00 · 23.03.2018

Um dos temas amplamente debatido no Fórum Mundial da Água (FAMA 2018), com a participação de representantes de 123 países e mais de 400 instituições, foi "Água como Direito Humano".

No Brasil, existe proposta neste sentido desde 2007, apresentada ao Congresso Nacional pelo deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE), por meio de emenda constitucional que visa assegurar a água como direito social. Proposta está sendo debatida por uma comissão especial, na Câmara dos Deputados.

No painel relativo a transposição de bacias, como presidente da comissão externa que acompanha as obras da Transposição do Rio São Francisco, o parlamentar cearense defendeu a urgente revitalização das margens do rio e as ações de saneamento básico nas cidades ribeirinhas

Tô fora

Discurso inflamado do deputado Capitão Wagner, ontem, na tribuna da Assembleia, sinaliza claramente que o futuro político dele será mesmo buscar uma vaga na Câmara Federal. A candidatura a governador restou praticamente sepultada a partir do desabafo dele diante do posicionamento de alguns oposicionistas - tucanos, especialmente -, que criticaram sua filiação ao PROS.

Chapa pura

Wagner disse que até toparia ser candidato a governador, desde que numa chapa de oposição pura, sem os chamados "agentes duplos", ou seja, políticos e partidos que se dizem de oposição, mas detém cargos tanto na base de Camilo Santana quanto do presidente Michel Temer. Foi por isso, segundo ele, que preferiu o pequeno PROS aos grandes PSDB, DEM e PSD, que o convidaram.

Comemoração

Com o Capitão Wagner saindo do páreo e Tasso Jereissati dedicado à candidatura presidencial de Alckmin, logo os dois mais bem situados nas pesquisas, fica difícil imaginar um candidato consistente para enfrentar Camilo Santana. Não à toa a fala de Wagner na Assembleia foi aparteada por deputados governistas, que mal conseguiam disfarçar a satisfação pela falta de unidade na oposição.

Perigo

Vereador Iraguassu Filho (PDT), que é oficial de justiça, usou a tribuna da Câmara de Fortaleza, ontem, para denunciar a insegurança que esses profissionais estão expostos diariamente no exercício da profissão, especialmente a violência a que estão expostos ao entregar intimações. Última terça um oficial de justiça sofreu sequestro-relâmpago e teve o carro roubado na BR-116.

Local adequado

Deputada estadual Aderlânia Noronha (SD), apresentou projeto de indicação que propõe a criação de Postos Avançados, nas Delegacias da Polícia Civil do Ceará, para atendimento à mulher vítima de qualquer tipo de violência. "Sabendo que será recebida de forma humana e sensível, em local apropriado, a vítima não se sentirá mais constrangida", justifica a deputada.

"Tem locais em Fortaleza que oficiais de Justiça não conseguem mais entrar devido a ameaças de violência. Sofremos risco de vida iminente no cumprimento de função pública"

Iraguassú Filho (PDT)
Vereador e Oficial de Justiça

Tem mais...

Vitória Defesa de Lula comemorou a liminar do STF que evita a prisão de Lula até que seja julgado o pedido de Habeas Corpus do ex-presidente.

Parcial Não significa, porém, que o resultado na votação do dia 4/4 será favorável de novo. É outro julgamento, alertam especialistas. De qualquer forma, Lula ganhou 15 dias.

Campanha Caucaia quer ganhar o Selo Unicef, uma certificação internacional que reconhece gestões engajadas na defesa de direitos de crianças e adolescentes.

Campanha 2 Para tanto será lançado hoje o "Projeto Xodó", campanha oficial com 87 ações elaboradas pela Comissão Intersetorial do Selo, liderada pela primeira-dama de Caucaia, Érika Amorim.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.