Coluna

Paulo César Norões: A onda das fake news

pc

Paulo Cesar Norões

Colunista de Política • pcnoroes@diariodonordeste.com.br

01:00 · 18.06.2018

Pegue uma foto antiga, invente um texto em cima dela e jogue nas redes sociais. Pronto, está criada uma fake news. Que, dependendo dos personagens envolvidos, tem tudo para viralizar. Em ano de eleição, então, é uma festa. Há muita gente contratada por partidos e políticos dos mais variados matizes só para desconstruir a imagem de adversários. Neste fim de semana, a vítima foi o presidente da Câmara de Fortaleza. Enquanto corria de bairro em bairro visitando aliados, Salmito Filho era acusado nas redes sociais de estar na Copa da Rússia, gastando dinheiro do município, inclusive para bancar a ida do colunista social Pompeu Vasconcelos. Que, por sinal, está em férias na Riviera Francesa. Pior de tudo é ver um bocado de gente boa compartilhando a fake news. Ingenuidade, preguiça de checar ou mau-caratismo, mesmo?

Cidadão

Câmara de Fortaleza realiza hoje sessão solene para homenagem dupla ao governador Camilo Santana. Ele receberá a Medalha Boticário Ferreira - a mais alta comenda do Legislativo Municipal -, além do título de cidadão de Fortaleza. Iniciativa dos vereadores Adail Junior e Cláudia Gomes. Solenidade será às 19hs, no plenário da Câmara Municipal e deve reunir um bom número de amigos e familiares do governador.

Agenda cheia

General Theophilo cumpriu agenda em Fortaleza, neste fim de semana. Sábado, se encontrou com lideranças católicas, em programação organizada pelo deputado Carlos Matos. Já o domingo foi uma mistura de trabalho e lazer. O General, que tem uma Harley Davidson, liderou passeio de motos pela cidade, do anfiteatro do Parque do Cocó até a Feira de Messejana.

Disciplinar

Vereador Soldado Noélio (PROS) quer tornar mais criteriosa a instituição de datas comemorativas no calendário oficial de eventos de Fortaleza. Para tanto, apresentou na Câmara projeto de lei sugerindo consultas e audiências públicas para a discussão da real necessidade da instituição da data. "É dessa forma que será dada maior legitimidade à iniciativa", justifica.

Topas?

Deputado federal Nilson Leitão (PSDB-MT) tenta assinaturas para emenda constitucional em que diminui o número de parlamentares federais. Pelo projeto, o Senado diminuiria de 81 para 59 integrantes (seriam dois por Estado) e o número mínimo de deputados federais caiaria de oito para quatro e o máximo de 70 para 65. Segundo Leitão, a economia será de R$ 1,3 bilhão por ano. Será que uma proposta dessa passa?

Castanhão

Ideia de dar ao Castanhão o nome de Paes de Andrade, que, como presidente interino da República, agilizou sua conclusão, é mais que justa. Porém, no Ministério da Integração Nacional e no DNOCS o nome é "Açude Padre Cícero". Projeto de lei, na época, ficou só no papel e não foi aprovado pelo Congresso Nacional? Se tiver sido é preciso que a lei anterior seja revogada.

"Só um governo forte e a participação ampla da sociedade em torno de propostas práticas podem mudar este triste cenário"

Aldo Rebelo, presidenciável do Solidariedade, sobre pesquisa do Datafolha que mostra desejo de 62% dos jovens de deixar o País.

Tem mais...

Apoio

Em busca de votos para se reeleger deputado estadual, em outubro, Audic Mota (PSB) acaba de reforçar sua base eleitoral nos Inhamuns ao atrair o apoio de um grupo de vereadores e ex-vereadores de Quiterianópolis.

Bem...

Agência

Reguladora do Ceará é primeiro lugar nas ferramentas de acompanhamento da gestão e de exercício do Controle Social que o Governo do Estado disponibiliza à sociedade para consulta, pesquisa, sugestão e opinião.

...Na fita

Vale frisar que a liderança é em todos os quesitos, com 100% de resolubilidade das Demandas de Ouvidoria; Transparência do Site Institucional; e respostas dos Comitês Setoriais de Acesso à Informação.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.