coluna

Paulo César Norões: a Beira-Mar de todos

pc

Paulo Cesar Norões

Colunista de Política • pcnoroes@diariodonordeste.com.br

01:00 · 27.07.2018

Talvez não seja a maior obra da gestão Roberto Cláudio, mas certamente a requalificação da Beira-Mar, cuja ordem de serviço o prefeito assina hoje, será a de maior visibilidade. Os três quilômetros entre o Aterro da Praia de Iracema e o Mercado dos Peixes são o espaço mais democrático de Fortaleza. Lá estão os edifícios mais luxuosos, alguns dos principais hotéis e restaurantes. Mas, é lá também que mais de 800 fortalezenses tiram o sustento, em bares, feira de artesanato, comércio ambulante, passeios turísticos, assessorias esportivas, entre outras atividades. É para onde convergem moradores e turistas, para passear, se exercitar ou simplesmente contemplar o nosso verde mar. A requalificação deverá tornar a Beira-Mar um dos espaços urbanos mais bem aproveitados da orla marítima brasileira. Belo, funcional e acessível a todos, como deve ser.

Prefeito

Image-0-Artigo-2431733-1

Roberto Cláudio decidiu que Ferruccio Feitosa será uma espécie de 'prefeito' da Beira Mar. O secretário da Regional 2 tem a missão de tornar o menos difícil possível a vida de quem vive ou trabalha na orla, durante as obras, que devem ir até 2020. É óbvio que uma intervenção desse porte, mesmo por etapas, causa transtornos. Porém, integrar a população no processo fará com que ela compreenda que ao final todos ganharão.

Suporte

A boa notícia é que, ao contrário da primeira etapa, que teve que ser bancada com dinheiro da própria Prefeitura, todos os recursos para a requalificação completa da Beira-Mar estão, como se diz, 'ouvindo a conversa', já na conta do Município. Com isso, salvo alguma greve, mau tempo ou algum imprevisto, a Prefeitura tem tudo para entregar a obra dentro do prazo.

Fundamental

Agora, tão fundamental quanto construir uma nova Beira-Mar é o cuidado com a pós-requalificação. A orla, hoje, mais do que mal cuidada, está totalmente desorganizada, virou terra de ninguém. A capacitação dos permissionários, bem como uma campanha de conscientização dos usuários são fundamentais para manter belo o que for feito. E fiscalização, claro, para que as regras funcionem de fato.

Presente

Deputado Danilo Forte (PSDB) foi um único parlamentar do Ceará a participar do evento de apoio do Centrão à candidatura do governador Geraldo Alckmin à Presidência da República. Danilo ressaltou a proposta de Alckmin de, se eleito, combater o desequilíbrio regional através da simplificação da carga tributária, reduzindo e unificando os impostos.

Adesão

Deputado Evandro Leitão (PDT), líder do Governo na Assembleia, unificou parte da oposição em Aracati e ampliou sua base no município com a adesão à sua candidatura de reeleição do ex-prefeito e empresário Expedito Ferreira. O novo apoio foi costurado pelo presidente do DEM, Chiquinho Feitosa. Em Aracati, Leitão já tem como aliado o também ex-prefeito Ivan Silvério.

"Cada Estado tem sua singularidade própria. Onde puder juntar todo mundo, estamos fazendo um esforço"

Geraldo Alckmin, pré-candidato do PSDB à presidência da República, sobre atritos entre seu partido e as legendas aliadas, especialmente do Centrão, em vários estados. O Ceará é um deles.

Tem mais...

Convocados Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Ceará aprovou convocação dos juízes Sérgio Luiz Arruda Parente, da 4ª Vara de Família de Fortaleza, e Maria do Livramento Alves Magalhães, do 19º Juizado Especial da Capital, para atuar no TJCE. Sessão foi conduzida pelo presidente da Corte, desembargador Gladyson Pontes.

Missão Os juízes substituirão, temporariamente, a desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira e o desembargador Haroldo Correia de Oliveira Máximo, respectivamente, presidente e vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, que se dedicarão exclusivamente às funções eleitorais. O afastamento se dará no período de 6 de agosto a até cinco dias após o encerramento do período eleitoral de 2018.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.