Edilmar Norões - Política - Diario do Nordeste

COLUNA

Edilmar Norões

edilmar@diariodonordeste.com.br

04.07.2013

Médicos mobilizados
Da Câmara, o deputado Mauro Benevides fez repercutir a manifestação que médicos em todo o País, como ontem em Fortaleza, realizaram para contestar a anunciada contratação, pelo governo, de oito mil médicos estrangeiros. Ao mesmo tempo em que prestava sua solidariedade, Benevides disse de sua expectativa de que a própria presidente Dilma Rousseff, mesmo apoiadora do projeto em questão, termine por se sensibilizar com a justíssima reclamação da respeitável classe médica brasileira. Por fim, ressaltou a posição do presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará, José Maria Pontes, que está à frente desse movimento.

Dívida rural
Ao receber representantes dos produtores rurais do Nordeste, o Sen. Eunício Oliveira, relator da Medida Provisória que prevê, entre outras questões, a renegociação das dívidas agrícolas, ouviu sugestões para a elaboração do seu relatório. Depois de dizer que ouviu atentamente todas as demandas apresentadas pelos agricultores, Eunício, líder do PMDB no Senado, os informou sobre as negociações que estão sendo feitas com o governo federal "na intenção de ampliar o número de produtores a serem beneficiados com a nova lei". Segundo acrescentou, o seu relatório deve ser apresentado na próxima semana, portanto, após o anúncio, pela presidente Dilma, do Plano Safra do Semiárido, marcado para hoje.

Tucanos de olho nas eleições de 2014
Depois de enumerar os erros e os acertos do PSDB nos últimos anos e sobre estar assumindo a presidência estadual do partido, Luiz Pontes destacou o que avalia ser a nova fase da legenda tucana, pois marcada pela construção do diálogo com a sociedade e de atuar na linha de frente da oposição. E, assim, poder melhor conversar, visando a um novo projeto para o Estado. Graças a esse trabalho, o PSDB está concluindo a implantação, a partir de Fortaleza, de cem diretórios, o que garantirá uma sólida base para disputar as eleições de 2014. Inclusive, com Tasso Jereissati à frente, o presidenciável Aécio Neves será recepcionado em nosso Estado no próximo mês de setembro.

Destaque cultural
"Homens e Fatos do Sertão", de Gutemberg Mourão Campelo, livro, diz o autor, " que tem um pouquinho de seus sentimentos e reminiscências do sertão cearense". Prefaciado por Cid Carvalho, será lançado às 19h30, de hoje, no Ideal com a presença do presidente do Tribunal Superior do Trabalho, Min. Carlos Alberto Reis de Paula.

Sem convite
Embora houvesse expectativa de que a presidente Dilma, assim como ouviu outros segmentos políticos e da sociedade também receberia a oposição, o líder do PSDB, Dep. Carlos Sampaio assim reagiu: -"A presidente deve ter desistido de convidar a oposição ao perceber que a nossa pauta não é a pauta dela, mas sim aquilo que se ouve das ruas".

"Estamos no calor das manifestações, não sabemos o que vai acontecer".
Deputado Roberto Freire, presidente do pps, sobre o quadro provocado pelos protestos de rua, repercussão das pesquisas eleitorais, enfim, do atual momento político nacional.

Comente essa matéria


Editora Verdes Mares Ltda.

Praça da Imprensa, S/N. Bairro: Dionísio Torres

Fone: (85) 3266.9999