SEGURANÇA PÚBLICA

Ciro defende criação de Sistema Nacional

01:00 · 06.06.2018
Image-0-Artigo-2410022-1
A palestra de Ciro Gomes abriu o Seminário Internacional de Segurança Pública ( FOTO: HELENE SANTOS )

O presidenciável Ciro Gomes, candidato pelo PDT, palestrou, na noite de ontem, na abertura do Seminário Internacional de Segurança Pública, na Assembleia Legislativa do Ceará. Dentre as medidas apresentadas, Ciro pontuou diversas vezes a criação de um Sistema Nacional de Segurança Pública.

"É necessário que esse Sistema Nacional de Segurança seja encimado pela União Federal, que tradicionalmente, ao longo da vida inteira, e agora ainda mais gravemente, faz ouvidos moucos, ao considerado trivial no passado, que assunto de Segurança Pública é problema dos estados da federação. Isto não é mais possível de ser feito", afirmou Ciro Gomes.

A palestra do presidenciável abriu o seminário que discute as problemáticas relacionadas a Segurança. Ciro analisou que é necessário "assumir como prioritário e nacional a questão da Segurança Pública" durante o panorama que fez sobre a crise que assola o País - a qual se referiu como "tormentoso problema".

Em relação ao funcionamento do novo Sistema, o ex-governador avaliou, em sua apresentação, que a União "precisa elaborar, a partir de diálogos com os municípios e estados, um projeto nacional que organize todas as tarefas, desde guardas municipais, passando pela divisão de tarefas entre as polícias Civil e Militar, indo até as polícias de fronteira, autônomas a Polícia Federal, integrando todos os sistemas de inteligência".

Debate

O Seminário Internacional sobre Segurança Pública é um evento elaborado pela Assembleia Legislativa do Ceará, com apoio da Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Estadual do Ceará (Uece) e Universidade de Fortaleza (Unifor) com o objetivo de buscar caminhos para gerar políticas públicas que ofereçam alternativas aos problemas da Segurança Pública. "Os envolvidos estão ajudando muito para que novas ideias possam surgir", disse o presidente da Assembleia, Zezinho Albuquerque.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.