PARTICULAR

Cid fala sobre outra viagem

00:45 · 29.04.2008
O líder do Governo, deputado Nelson Martins (PT), já havia informado que o jato não havia sido contratado pelo Estado

Depois dos questionamentos feitos sobre a viagem à Europa, no início de fevereiro deste ano, surgiram outras indagações sobre uma viagem que o governador Cid Gomes (PSB) fez no início do ano passado à ilha de San Martin, no Caribe, em jato particular. Nessa viagem o governador estaria com alguns familiares não informados pelo Executivo.

Ontem, as indagações foram feitas diretamente ao governador, na entrevista coletiva para falar sobre a viagem à Europa. Segundo o governador, a viagem feita por ele em 2007 para a Ilha de San Martin, a bordo de um jato particular, o fretamento da aeronave não foi por conta da administração estadual. Na relação dos passageiros estariam os filhos do deputado federal Ciro Gomes (PSB), mas Cid avisou que não seria obrigado a fornecer detalhes à imprensa: “Os passageiros da viagem particular eu não tenho nenhuma obrigação de fornecer”, disse ao responder uma indagação. O governador confirmou que ele e a esposa estavam na comitiva.

Cid revelou que deixou San Martin rumo a Washington, para tratar de assuntos de interesse do Estado em reunião com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e que teria voltado para a ilha onde estavam a aeronave (cujo locador não foi revelado) e os demais integrantes. O percurso oficial teria sido custeado pelo Estado, mas Cid não soube explicar o por quê de não constar, no Diário Oficial, os gastos com as passagens para o referido trecho. “Essa pergunta não deve ser dirigida a mim. Quem cuida do Diário Oficial do Estado é a Casa Civil, e eu sinceramente não vou saber explicar porque não está”, disse.

Parlamentares da base aliada do governador Cid Gomes (PSB) acompanharam, no auditório Murilo Aguiar, da Assembléia Legislativa, as explicações do governador à imprensa sobre as viagens internacionais. À direita de Cid estavam o presidente do Legislativo, deputado Domingos Filho (PSB) e o vice-líder do Governo na Casa, deputado Roberto Cláudio (PHS). O líder Governista, deputado Nelson Martins (PT), e o 1º secretário da Assembléia, deputado José Albuquerque (PSB) completavam a mesa utilizada por Cid no comunicado aos jornalistas.

Licenciado

O deputado Carlomano Marques (PMDB), licenciado da Assembléia por motivos de saúde, também estava presente, e permaneceu em pé durante os 30 minutos que Cid gastou para apresentar à Imprensa as explicações sobre as viagens internacionais. Também estavam presentes os deputados Lucílvio Girão (PMDB), Fernando Hugo, Cirilo Pimenta, Nenen Coelho e Professor Teodoro (todos do PSDB); Sávio Pontes e Ronaldo Martins (ambos do PMDB) e Sineval Roque (PSB).

A coletiva também foi acompanhada pelos secretários Marcos Cals, da Justiça e Cidadania; Adail Fontenele, da Infra-Estrutura; da Segurança Pública, Roberto Monteiro e pelo procurador geral do Estado, Fernando Oliveira.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.