Armamento pesado

Secretaria da Segurança adquire 155 novos fuzis

01:00 · 10.04.2018
Image-0-Artigo-2385400-1
A informação foi revelada, ontem, durante a aula inaugural da quarta turma de soldados do último concurso para a PM ( FOTO: Saulo Roberto )

O Estado do Ceará adquiriu 155 novos fuzis norte-americanos. A informação foi revelada na manhã de ontem pelo secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), André Costa. "Nós compramos mais 155 fuzis norte-americanos, de qualidade. A Polícia Civil vai ceder 32 (armas) para a Polícia Militar e fica com o restante", informou André Costa, durante a aula inaugural da quarta turma de soldados do último concurso para a PM.

O secretário afirmou que mais armas de fogo devem ser recebidas pela SSPDS nos próximos dias. "Nós também estamos só aguardando e deve sair nessa semana ainda, a autorização do Exército para importação de mais quase 4.500 pistolas. Metade vai para a Polícia Militar, outra metade para a Polícia Civil. O mesmo modelo é utilizado pelo Exército norte-americano".

O Ministério Público do Ceará (MPCE) recomendou, no último dia 15 de março, que seja suspensa a licitação para a compra de pistolas estrangeiras, para o uso da Polícia cearense. O órgão questionou que o armamento ofertado "não foi utilizado por forças policiais, no quantitativo mínimo de três mil unidades, sem que se tenha noticiado falha de funcionamento em decorrência de problemas na arma".

Turma

A quarta turma do concurso para soldado da Polícia Militar do Ceará, lançado em 2016, é formado por 398 alunos, que devem concluir o curso em setembro deste ano. Um total de 2.655 novos PMs foram formados nas duas primeiras turmas do certame, enquanto 1.355 alunos que compõem a terceira turma estão em formação.

O governador Camilo Santana pretende chamar ainda uma quinta turma. "O meu planejamento foi fazer um concurso para 4.200 homens, até o fim de 2018. Me antecipei, chamei todas as turmas. E o concurso me permitiu chamar até 5 mil homens. Então, foi ao limite do concurso, mais 800", pontuou.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.