PF e PM capturam acusados de crimes - Polícia - Diario do Nordeste

VALE JAGUARIBANO

PF e PM capturam acusados de crimes

09.04.2005

Honório Barbosa
Jaguaribe (Sucursal de Iguatu) - Dez pessoas foram presas acusadas de tráfico de drogas, assaltos a residências, lojas e caminhões na região Jaguaribana. A prisão do grupo ocorreu na manhã de ontem, nesta cidade, numa operação realizada pela Polícia Federal (PF). Foram apreendidos 250 gramas de cocaína, 350 gramas de maconha, três revólveres e três espingardas, além de uma peruca e dois capuzes.

Essa foi a maior quantidade de droga já apreendida em Jaguaribe. De acordo com a PF, o bando vinha aterrorizando as cidades da região, praticando assaltos, roubos de carga e carros-fortes, tráfico de drogas e há suspeita também da prática de pistolagem. Sete dos acusados foram presos na casa de Francisco Peixoto da Silva, o ‘Legal’, apontado como o homem que dá apoio ao grupo.

A operação ‘Limpar Jaguaribe’ foi realizada com o apoio de policiais militares da 3ª Companhia do 2º BPM, sob o comando do major Farias. Sebastião Ismael Diógenes Cintra, apontado como líder da quadrilha, ‘furou’ o cerco. Dentre os presos está Jonas Lourenço Gonçalves , 49 anos, o ‘Nana’, apontado como indivíduo perigoso, fugitivo do presídio Professor Ataliba Nogueira, de Campinas, São Paulo, desde 1993. Tem três condenações por homicídio.

JOVEM - Os ‘federais’ apreenderam também, na localidade de Castanhão, distrito de Alto Santo, o adolescente S.M.C., de 16 anos, sobrinho do pistoleiro Idelfonso Maia da Cunha, o ‘Mainha’, que estava com um revólver calibre 38 e maconha. Ele foi o primeiro a prestar depoimento ao delegado da PF, Eliomar Lima Júnior.

A prisão do bando foi fruto de uma investigação policial iniciada há meses, em face das constantes denúncias de moradores que viviam aterrorizados com a onda de assaltos e o tráfico na região. Os policiais cumpriram sete mandados de busca e apreensão, expedidos pelo juiz desta Comarca, Sérgio Girão de Abreu.

O comerciante Cristóvão Jaques Barreto, o ‘Tovinha’, foi preso na casa dele. Os policiais encontraram um revólver calibre 38, uma espingarda reforçada calibre 36 e dezenas de cartuchos. No sítio dele foram presos: Wilton Wagner Cavalcante da Silva, o ‘Wilton de Manoel Filho’; Benício Crislan Pinheiro Bezerra, o ‘Dudu’; Isac Sandro Alves da Silva, o ‘Gugu’; José Rafael Diógenes Cintra, Francisco Cisioneide Vilácio Diógenes e Edileudo Alves Queiroz.

A equipe de investigação da PF obteve informação de que, na terça-feira passada, o grupo pretendia assaltar um carro-forte, oriundo da cidade de Iguatu, transportando dinheiro para Jaguaribe. Naquele dia, PMs realizaram barreiras na BR-116 e a rota do veículo foi mudada. “Era no sítio que o bando se reunia, planejava os assaltos e fazia a distribuição da droga”, contou um agente da PF. O adolescente S.M.C. esteve no sítio na noite de quinta-feira, onde pegou maconha para revender. O grupo ficou preso no quartel da 3ª Cia/1º BPM, onde todos os integrantes foram ouvidos pelo delegado Lima Júnior, para lavratura do flagrante. Vão responder por tráfico e formação de quadrilha.

Comente essa matéria


Editora Verdes Mares Ltda.

Praça da Imprensa, S/N. Bairro: Dionísio Torres

Fone: (85) 3266.9999