Os mais procurados do Ceará - Polícia - Diário do Nordeste

FORAGIDOS DA JUSTIÇA

Os mais procurados do Ceará

03.01.2008

Uma mulher acusada de seqüestros e o chefe da quadrilha que furtou o Banco Central estão no topo da lista, no Ceará

Morena, cabelos pretos, lisos e longos e lentes de contato azuis. Esta é a última imagem que a Polícia do Ceará tem da mulher que encabeça a lista dos mais procurados no Estado, ao lado de Antônio Jussivan Alves dos Santos, o ´Alemão´, líder da quadrilha que furtou milhões do Banco Central, em Fortaleza.

Trata-se de Francisca Aurineide Vieira de Oliveira, 30 anos. Na foto divulgada pelo site da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) - na lista dos ´Mais procurados´ -, Aurineide tem cabelos e olhos castanhos e aparece com cabelos presos em um rabo de cavalo.

Aurineide tem duas prisões preventivas decretadas pela Justiça. Ela faz parte do rol de seqüestradores procurados pela Divisão Anti-Seqüestro (DAS). ´Nas investigações de, pelo menos, dois seqüestros ficou comprovado o envolvimento de Aurineide. Sabemos inclusive que sua casa foi utilizada como cativeiro´, afirma o delegado Santos Pastor.

Os casos a que o delegado se refere ocorreram em 2006. O primeiro foi o do seqüestro de um ex-vereador e empresário de bandas de forró, em 17 de outubro, no Ancuri. O outro caso foi o de um empresário, em 21 de novembro, no bairro Tancredo Neves. Qualquer denúncia acerca do paradeiro de Aurineide pode ser repassado à DAS através do telefone 3238.1086 ou pelo 190.

´Alemão´

Aurineide está no topo do ´ranking´ dos bandidos mais procurados do Ceará. Ao seu lado aparece o também bastante conhecido Antônio Jussivan Alves dos Santos, o ´Alemão´, líder da quadrilha que praticou o maior furto a banco da história do Estado: o furto milionário ao Banco Central, em Fortaleza.

Curiosamente, o seu nome e foto não estão no site da SSPDS, embora ele seja considerado bandido de alta periculosidade pelas autoridades da Segurança Pública. Seu nome foi apontado recentemente, em rede nacional, como um dos que constam na lista do dez bandidos mais procurados no País.

Fotos

A Polícia não tem foto recente de ´Alemão´. As duas últimas, uma delas obtidas com exclusividade pelo Diário do Nordeste em maio de 2006, podem não ser mais o retrato fiel do assaltante.

A Polícia acredita que ele já tenha passado por operações plásticas para mudar suas características e, desta forma, despistar a Polícia no País.

FIQUE POR DENTRO

Um dos mais procurados tem página no Orkut

Antônio Jussivan Alves dos Santos, o ´Alemão´, está na internet. Ele é um dos membros do site de relacionamentos Orkut, com seu nome e apelido descritos no perfil. Com apenas duas amigas e nenhuma comunidade, o perfil exibe uma foto que se assemelha bastante a Jussivan, mais magro que na última imagem obtida pela Polícia, em que ´Alemão´ estava em uma praia no Ceará.

Poucas informações existem na página. ´Alemão´, ou quem quer que tenha criado o perfil, o caracteriza como um homem solteiro, de religião católica, humor misterioso e estilo alternativo. Na profissão se descreve como ´assaltante de bancos´.

Entre os recados da página há apenas um dele mesmo avisando que ´lê, responde e apaga suas mensagens´ e outro de um homem identificado como ´Manoel´, de Ribeirão Preto, em São Paulo. Este, deixado em 14 de agosto último diz apenas ´Deixa recado, irmão´.

Sendo de Jussivan ou não, o perfil desperta muita curiosidade. Os seus únicos dois contatos entre os amigos são duas mulheres, ambas de Fortaleza.

Há ainda, no álbum daquela página, uma foto de um homem cuja legenda diz apenas : ´meu parceiro´.

INTERNET

Bandidos de outros Estados estão na lista

Alguns outros nomes e fotografias estão no site da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), como o cearense Eliezo Brito Pontes, o ‘Júnior Malvado’ - acusado de roubos contra estabelecimentos comerciais e o carioca Robson Carlos Muniz, assaltante de bancos e carros-fortes.

Há ainda o nome e foto do baiano Alessandro Mozart Magalhães - caracterizado no site como ´pessoas que deve ser considerada armada e perigosa, com mandados de prisão em aberto nas cidades de Natal, no Rio Grande do Norte e Cascavel, no Ceará, por formação de quadrilha´.

Carro-pagador

Há ainda na lista o nome de Luciano Batista Viana, conhecido como ´Luciano Playboy´. Ele foi identificado pela Polícia, em outubro do ano passado, como um dos envolvidos em uma quadrilha que , naquele mesmo mês, assaltou um carro-pagador da empresa Nordeste Segurança de Valores (NSV) e matou, a tiros de fuzil, um dos seguranças, deixando outros dois feridos, além da guiadora de um veículo de transporte escolar.

Na ocasião, ´Luciano Playboy´ foi apontado pela equipe da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) como um dos líderes daquela ação criminosa e já envolvido em outros assaltos.

Não se sabe se a página com a lista dos mais procurados, no site da SSPDS, recebe muitas visitas, mas falta divulgação.

Engenheiro

Outro nome da lista é o do assaltante Adriano Lopes de Oliveira, o ´Adriano Goiaba´, procurado pela Polícia por envolvimento no assalto e assassinato de um engenheiro, em março deste ano, no bairro da Aldeota.

Nathália Lobo
Repórter

Comente essa matéria


Editora Verdes Mares Ltda.

Praça da Imprensa, S/N. Bairro: Dionísio Torres

Fone: (85) 3266.9999