Em encontro

SSPDS apresenta estratégias ao Conselho de Segurança Pública

Para André Costa, 'tem ações para combater a violência e para combater o crime'

12:27 · 05.09.2018
Encontro
O Consesp conta com representantes de vários órgãos, que estiveram presentes no encontro ( Foto: Saulo Roberto )

O titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), André Costa, foi convocado para apresentar as estratégias da Pasta, em reunião do Conselho Estadual de Segurança Pública (Consesp), nesta quarta-feira (5), no prédio do Ceará Pacífico, na Vice-Governadoria do Estado, na Capital. 

O Conselho conta com representantes do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), Ministério Público do Ceará (MPCE), Defensoria Pública do Estado, Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD), Polícia Civil do Ceará (PCCE), Polícia Militar do Ceará (PMCE), entre outros órgãos, além da sociedade civil.

O secretário detalhou que as estratégias da SSPDS são baseadas em quatro pilares: combate à mobilidade do crime (com identificação dos veículos); territorialização do policiamento ostensivo; investigação e inteligência; e controle e governança.

Para André Costa, "tem ações para combater a violência e para combater o crime". "Para o combate à violência, a gente tem focado principalmente no trabalho de territorialização. Mas a gente não combate facção apenas com combate à violência, precisa combater o crime em si. E a gente tem trazido o foco de investir na tecnologia, diferente do que a gente tem visto no País", completou.

O novo presidente do Consesp, coronel Fernando Albano, acredita que os principais desafios da Segurança Pública no Estado são reduzir Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) - homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte - e Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs) - roubos em geral.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.