Polícia Civil

Operação da polícia cumpre 153 mandados de prisão e de busca em sete cidades da RMF

Agentes de segurança estiveram em sete cidades do Estado nesta manhã para cumprir às ordens judiciais

10:06 · 12.04.2018 / atualizado às 17:10
Secretário André Costa
Secretário André Costa afirmou que mandados foram cumpridos em sete cidades

Uma grande operação da Polícia Civil do Ceará (PCCE), em parceria com a Polícia Militar (PM), para o cumprimento de cerca de 153 mandados - 60 de prisão, e outros 93 de busca e apreensão - está sendo realizada em diversas cidades da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), nesta quinta-feira (12). Segundo o titular da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS-CE), delegado André Costa, que acompanhou as ações, 11 pessoas já foram presas até o momento e encaminhadas à Delegacia de Caucaia, responsável pelas investigações.

André Costa destacou a quantidade de dinheiro apreendida, o que reflete o grau de chefia exercido por alguns dos presos. "Esses criminosos evitam a posse de materiais ilícitos, na tentativa de se desvencilhar de flagrantes. Mas muitos deles detêm os altos valores oriundos dessas atividades", revelou.

Os profissionais de segurança apreenderam mais de R$ 40 mil em espécie, mais de R$ 80 mil em cheques, além de notas promissórias.

Ainda de acordo com o secretário de Segurança do Estado, a operação cumpriu mandados em sete cidades do Ceará. São elas: Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Fortaleza, Maracanaú, Pacatuba, Eusébio e Horizonte. Segundo André Costa, o objetivo das ações policais é "quebrar a estrutura de facções criminosas envolvidas com tráfico de drogas e homicídios na região".

LEIA MAIS

> Polícia encontra partes do corpo de menina de 12 anos; testemunha também foi executada

Segundo a SSPDS, as investigações que desencadearam na operação desta manhã começaram em setembro do ano passado, quando a Delegacia de Caucaia reuniu, em um único inquérito, diversos casos de homicídio e tráfico de drogas que estariam correlacionados. "Foi constatada a existência de uma estrutura criminosa formada por esses grupos. A operação visa combater essas cadeias", informou André Costa.

Dos alvos de mandados de prisão, quase metade já está presa

Dos cerca de 100 mandados de prisão, 47 deles são para suspeitos já presos em cadeias públicas, delegacias e em mais de 10 penitenciárias, incluindo um presídio federal, segundo informou o coronel Jansen Braga, comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar.

Comandantes estão entre os presos

Além de prender suspeitos de executarem homicídios na RMF, a operação policial também capturou alguns pessoas apontadas como comandantes das ações criminosas realizadas na região. A SSPDS também informou que outros envolvidos foram presos durante as investigações iniciadas no ano passado, e que seguem reclusos.

"A gente conseguiu mandados para que todos permaneçam presos", garantiu o secretário André Costa. Segundo ele, a principal cidade de atuação dos criminosos é Caucaia, mas, na medida em que os envolvidos foram sendo identificados pela polícia, os suspeitos acabaram migrando para outros municípios da região.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.