Operação Masmorras Abertas

Interceptações telefônicas mostram o elo de servidores da Sejus com criminosos; escute

Em áudios obtidos pelo Diário do Nordeste é possível perceber a formação de uma ‘teia criminosa’ dentro dos presídios cearenses

23:14 · 19.04.2018 / atualizado às 07:18 · 20.04.2018

Sete agentes penitenciários, dentre eles membros da coordenadoria da Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) e diretores dos maiores presídios do Estado, foram afastados em decorrência de uma investigação iniciada há quase dois anos e que desencadeou a ‘Operação Masmorras Abertas’, deflagrada esta semana pelo Ministério Público do Estado do Ceará e Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança do Estado. Em áudios obtidos pelo Diário do Nordeste é possível perceber a formação de uma ‘teia criminosa’ dentro dos presídios cearenses. 

Clique aqui para conferir todos os áudios

Autorizadas pela Justiça, interceptações telefônicas contra os alvos da operação, incluindo o ex-titular da Coordenadoria do Sistema Penal (Cosipe), Edmar de Oliveira Santos, mostram a participação direta de servidores públicos que detinham cargo de poder dentro da Sejus.

O terceiro na linha de comando e tido como ‘braço direito’ da secretária Socorro França, Edmar de Oliveira conversou, por diversas vezes, com a integrante de uma organização criminosa. Áudios mostram supostas combinações entre o agente penitenciário e uma mulher, que pertenceria à facção paulista Primeiro Comando da Capital (PCC).

A investigação do Ministério Público contempla 1.850 horas de gravações telefônicas, 70 mil ligações e SMS, 76 terminais interceptados e 37 investigados. Uma das conversas protagonizadas pelo ex-coordenador da Cosipe é com a suspeita Gizeuda Ferreira de Lima, presa durante diligências da ‘Operação Masmorras Abertas’ e que responde na 11ª Vara Criminal da Comarca de Fortaleza por falsificação de documento público, tráfico de influência e associação criminosa.

A reportagem completa e todos os áudios você confere na edição desta sexta-feira (20) do Diário do Nordeste

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.