ESPECIAL PUBLICITÁRIO

Vagas para Todos

11:08 · 29.06.2018 / atualizado às 08:48 · 13.07.2018

O acesso ao mercado de trabalho é um grande desafio para o cidadão brasileiro de modo geral. No entanto, se esse trabalhador apresentar qualquer fragilidade, como é o caso da pessoa com deficiência, sua aceitação no mercado produtivo estará comprometida, afirma Antenor Tenório, assessor da Presidência do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), instituição que executa as atividades do Site Nacional de Empregos (Sine) no Ceará.

Ele lembra os dados do Censo Demográfico realizado em 2000 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que evidenciam a existência de 24,5 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência, seja auditiva, visual, física ou mental. Em relação ao Ceará, existiam aproximadamente 1.288.797 pessoas com pelo menos uma deficiência, representando cerca de 17,34% da população total do Estado.

Segundo Tenório, o Governo do Estado do Ceará, sensível a essa realidade, passou a desenvolver, em 1991, por meio do Sine-CE, um trabalho voltado a esse público e, ao longo dos anos de atuação do IDT, colocou no mercado de trabalho mais de 15 mil pessoas com deficiência. “No período de janeiro a maio de 2018, já foram captadas 1.163 vagas e inseridos 753 trabalhadores com deficiência. Somos o melhor resultado do Norte e Nordeste em inserção de pessoas com deficiência via Sine/IDT”, aponta o assessor da Presidência.

CADASTRO

Para se cadastrar na plataforma, o trabalhador pode preencher seu cadastro on-line, no portal empregabrasil.mte.gov.br. Em seguida, deve verificar as oportunidades, realizar autoconvocação e receber a carta de encaminhamento em uma das unidades de atendimento. Outra opção é fazer isso presencialmente em uma das 34 unidades de atendimento do Sine-CE/IDT em Fortaleza, de 8h às 17h, levando currículo, comprovante de endereço, de escolaridade, carteira de trabalho, RG e CPF.

A captação de vagas pode ocorrer por meio de visitas às empresas, por telemarketing ativo e/ ou passivo, por meio do portal do sistema “Emprega Brasil” (http://empregabrasil.mte.gov.br/portal/pages/empresa.xhtml), presencialmente, ou por meio de endereços de correio eletrônico corporativos específicos e criados para cada Unidade de Atendimento.

CEPID

Localizada na Barra do Ceará (Avenida Senador Robert Kennedy, 128), em Fortaleza, a unidade do Centro de Profissionalização Inclusiva para a Pessoa com Deficiência (Cepid) oferece serviços de orientação psicossocial com equipe multidisciplinar; cursos de formação e qualificação nas áreas de indústria, comércio e serviços; intermediação para o mercado de trabalho; acompanhamento
periódico das pessoas com deficiência inseridas nos postos de trabalho e ações de sensibilização nas empresas para o trato com as pessoas com deficiência. 

Os interessados em participar de atividades no Cepid, cujo ambiente é todo pautado na acessibilidade, devem ter a partir de 16 anos de idade e se cadastrar. Para isso, é necessário levar RG, CPF, comprovantes de residência e de escolaridade. Feito o registro, os novos inscritos são submetidos a uma entrevista com psicólogo e/ou assistente social e encaminhados aos serviços de seu interesse.

 

SAIBA MAIS 

CEPID

Av. Senador Robert Kennedy,128 - Barra do Ceará

Tel.: (85)3101.2653/2792

http://www.portalinclusivo.ce.gov.br/

CONTEÚDO PUBLICITÁRIO ESPECIAL
LOGOSENAI LOGO FIEC logo prefeitura logo sebrae

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.