Especial publicitário

Vagas e aprendizado

EDITORIAL

10:19 · 06.07.2018 / atualizado às 08:47 · 13.07.2018

Uma pesquisa realizada pela Companhia do Estágio, empresa que oferece assessoria na contratação de estagiários e trainees, reflete o momento favorável para os estágios no Brasil, tanto por parte de empresas quanto, principalmente, por parte dos estudantes e candidatos a uma vaga. De acordo com o levantamento "O Perfil do candidato a vagas de estágios em 2018”, 78% dos estudantes entrevistados se declaram esperançosos em relação às oportunidades futuras. É mais um indício do reconhecimento que o estágio tem adquirido, nas últimas décadas, como ferramenta que proporciona o aprendizado e a entrada no mercado de trabalho.

A pesquisa da Companhia do Estágio teve a participação de 5.410 estudantes de todas as regiões do país. A maioria dos pesquisados (72%) afirmou que a realização profissional é a principal prioridade na hora de escolher por um estágio; e para mais de um terço deles, adquirir experiência e aprendizado no mercado de trabalho é a principal preocupação no momento. No geral, remuneração e benefícios ficam em terceiro plano.
 
Em comparação com o levantamento  de 2017, o número de candidatos a estágio ouvidos pela recrutadora que está confiante na recuperação do quadro econômico do país aumentou em 2%. Os dados comprovam que, se nos últimos anos o cenário econômico brasileiro enfrentou momentos conturbados em meio à crise do emprego e os jovens foram os mais afetados por isso, no momento eles já podem respirar mais aliviados, pois os indicativos mostram sinais de uma retomada nas vagas.
 
Neste quinto caderno da série #PartiuMercado, detalhamos a importância do estágio, dos programas de treinee e Jovem Aprendiz para a entrada no mercado de trabalho. Veja de que forma a atuação do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) contribui para abrir as portas do mercado de trabalho para os jovens no Ceará.
 
Você sabe como funciona o programa Jovem Aprendiz? Entenda como se inscrever e fazer parte dele para iniciar a sua carreira. Os programas de treinee são tema de matéria, detalhando os objetivos desse trabalho.
 
Em outra reportagem, apresentamos um novo conceito para os relacionamentos nas empresas, o QI do Bem. E leia uma entrevista com Rafael Pinheiro, da Central de Estágios, sobre o momento do estágio no Brasil e as oportunidades de aprendizado que ele traz.
 
CONTEÚDO PUBLICITÁRIO ESPECIAL
LOGOSENAI LOGO FIEC logo prefeitura logo sebrae

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.