ESPECIAL PUBLICITÁRIO

Setor próspero

04:30 · 02.08.2018 / atualizado às 17:39
Cintia Oliveira
Cintia Oliveira: impactos positivos devem alcançar profissionais de outras áreas. ( Jr. Panela )

Um mercado cheio de oportunidades em todo o Ceará é o de turismo, atividade que movimenta fortemente a economia estadual, destaca Cintia Araújo Oliveira, Consultora de Produtos Educacionais de Turismo, Hospitalidade e Lazer do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac Ceará). Ela lembra que o Ceará ocupa o 3º lugar no ranking de destinos nacionais mais procurados para férias, englobando diversos segmentos e gerando ocupação para os profissionais das mais diversas áreas do mercado de trabalho.

Com a expansão do terminal do Aeroporto Pinto Martins prevista pela Fraport e o aumento do número de voos que conectarão Fortaleza aos principais destinos internacionais, todos os setores serão beneficiados, acredita Cintia Oliveira. “Além da procura por profissionais da área de operações aeroportuárias, espera-se que os impactos positivos alcancem também os profissionais de serviços de receptivo turístico (como guias de turismo e agentes de viagens) e os profissionais da área de eventos e de hospedagem, a qual deverá obter grande crescimento em suas atividades nos próximos cinco anos”, opina.

A consultora do Senac Ceará comenta que é fundamental possuir no currículo cursos de formação profissional e aperfeiçoamento, que comprovem que o candidato está alinhado às necessidades do mercado. Ela ressalta ser necessário ter um perfil comportamental que responda às expectativas do setor de viagens e de turismo. Um exemplo é a facilidade para se relacionar com outras pessoas, pois na maioria dos cargos existe um contato direto com turistas e fornecedores, o que, por sua vez, exigirá também o domínio de um ou mais idiomas estrangeiros.

Dessa forma, Cintia orienta que a melhor opção aos que desejam ingressar no setor de turismo e não possuem experiência profissional é buscar cursos de qualificação inicial que aliem a teoria à prática, possibilitando uma interação com o mercado de trabalho.

Cenário

Segundo a Pesquisa sobre o Emprego de Atividades de Turismo no Estado Ceará (IPDC, Abril/2018), há um crescimento no número de empregados nas atividades de turismo, com uma variação média da taxa de empregados admitidos de 3,5% no último ano. No entanto, a pesquisa confirma que as contratações para atividades no turismo ainda ocorrem por temporada, nos meses que antecedem os períodos de alta estação, seguidas pelo aumento no número de demitidos nos meses subsequentes, sinaliza Cintia Oliveira.

“Com o início das operações do Hub da Air France/KLM/Gol em Fortaleza, estamos vivenciando um momento de grande expectativa de reflexos positivos em Fortaleza e para demais destinos do Estado, tanto para diminuição do ‘turnover’ quanto para a ampliação de oportunidades para os profissionais que buscam uma melhor ocupação no mercado de trabalho e, principalmente, para aqueles que buscam seu primeiro emprego”, analisa a consultora do Senac Ceará.

CONTEÚDO PUBLICITÁRIO ESPECIAL
LOGOSENAI LOGO FIEC logo prefeitura logo sebrae

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.