ESPECIAL PUBLICITÁRIO

Ideais alinhados

04:30 · 26.07.2018 / atualizado às 17:38 · 02.08.2018

O networking também passa pela postura profissional, isto é, por como as características pessoais, os hábitos e as condutas de cada um se manifestam profissionalmente. “Como é que aquela pessoa age com relação à ética? Que tipo de habilidades essa pessoa tem? Como ela se relaciona? Conceitualmente falando, isso também se associa à postura profissional”, explica a psicóloga Shalimar de Mesquita, Coordenadora de RH.

Ela salienta que a postura profissional está ligada ainda à adequação do colaborador à empresa, a qual abrange a roupa, o cabelo, os acessórios, a fala, o conviver em grupo, dentre outros itens. Aos jovens que buscam emprego, a Coordenadora de RH enfatiza que o mercado de trabalho formal tem regras. Algumas empresas gostam de farda, outras priorizam a questão da pontualidade. “Você tem
que conhecer bem aquela empresa e seguir os ideais dela para se dar bem ali. Se não seguir isso, não estará encaixado naquele lugar”, aponta a psicóloga.

Aos que já estão no mercado, ela lembra que a postura profissional também tem a ver com o relacionamento com os colegas, com não ser agressivo, saber ouvir, saber falar, saber se colocar. “Hoje, há muitas empresas em que trabalham várias pessoas juntas no mesmo ambiente. Então, vale a pena colocar o celular no silencioso, não ficar dando pitaco na vida das pessoas, não atrapalhar o trabalho do colega, ter foco no próprio trabalho”, sinaliza Shalimar de Mesquita.

Para ela, um dos benefícios de se atentar à postura profissional é que o trabalhador consegue se localizar bem no ambiente onde está. Por consequência, a tendência é que ele seja mais bem quisto e tenha mais probabilidade de crescer nesse ambiente. “Costumo dizer que o mercado de trabalho, as empresas de um modo geral, é uma via de mão dupla. Tanto a empresa seleciona o candidato, quanto o candidato seleciona a empresa. Então, aquele ambiente tem que estar propício aos seus valores, ao seu modo de ser, de pensar e de existir no mundo. É importante que esses ideais dialoguem para que aquela carreira possa perdurar ”, finaliza a gestora.

Dicas para uma boa post ura profissional

- Cumpra aquilo que promete;
- Seja verdadeiro;
- Não esteja naquele ambiente
só para ter um trabalho;
- Não tente se encaixar, fingindo
ter valores que não são seus;
- Tenha bons relacionamentos e
saiba mantê-los;
- Tente cumprir os prazos que foram
estabelecidos para você.

FONTE: Shalimar de Mesquita, Coordenadora de RH, graduada em Psicologia, pós-graduada em RH, MBA em Gestão Empresarial, formação em Psicologia Clínica e em orientação profissional, psicóloga de RH e clínica. 

CONTEÚDO PUBLICITÁRIO ESPECIAL
LOGOSENAI LOGO FIEC logo prefeitura logo sebrae

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.