ESPECIAL PUBLICITÁRIO

Celeiro de oportunidades

10:26 · 29.06.2018 / atualizado às 08:48 · 13.07.2018

Muitas empresas utilizam o Site Nacional de Empregos (Sine) para contratar novos profissionais, aponta Ingrid Lima Serra, analista de RH. “O próprio Sine faz o processo seletivo e encaminha os candidatos para as empresas. Então, é um apoio grande, que tem bastante retorno. Por isso, muita gente procura o Sine”, comenta a analista.

Com 38 unidades de atendimento integrado ao trabalhador em todo o Estado (11 em Fortaleza) o Sine-IDT é centrado na intermediação de mão de obra, com o objetivo final de viabilizar a (re)colocação dos trabalhadores no mercado de trabalho cearense, de acordo com o  perfil demandado pelos empregadores e clientes desses serviços. Quem explica é Antenor Tenório, assessor da presidência do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), instituição que executa as atividades do Sine no Ceará.

Para se cadastrar na plataforma, o trabalhador pode se dirigir a uma das unidades da rede Sine, onde um atendente vai recebê-lo e preencher o cadastro no sistema informatizado que armazena os dados pessoais, profissionais e de qualificação dos novos cadastrados, conta Antenor Tenório. 

Outro caminho é o trabalhador preencher seu cadastro diretamente, via web, no portal https://empregabrasil.mte.gov.br. Em seguida, deve verificar as oportunidades, realizar autoconvocação e receber a carta de encaminhamento em uma das unidades de atendimento. Segundo Tenório, a meta prevista para 2018 é cadastrar 115.436 trabalhadores.

VISITAS

 A captação de vagas, de acordo com Antenor Tenório, pode ocorrer por meio de visitas às empresas clientes, por telemarketing ativo e/ou passivo, por meio do portal do sistema “Emprega Brasil” (www.empregabrasil. mte.gov.br/portal/pages/empresa. xhtml), presencialmente ou por meio de endereços de correio eletrônico corporativos específicos e criados para cada unidade de atendimento. 

De janeiro a maio de 2018, foram captadas 23.718 vagas no Ceará, com 80% de aproveitamento, resultando na segunda melhor efetividade do Sistema Nacional de Emprego. No mesmo período, 19.086 trabalhadores cearenses cadastrados no Sine-IDT foram inseridos no mercado de trabalho. A instituição também oferece oficinas de orientação para o mercado de trabalho.

HISTÓRIA

Criado no ano 2000, o Site Nacional de Empregos (Sine) é um serviço de utilidade pública e atua como um classificado on-line de vagas de emprego em todo o Brasil. Desenvolvido pelo Banco Nacional de Empregos (BNE), o Sine é um site gratuito e confiável que
busca contribuir socialmente com o mercado de trabalho, promovendo o contato direto entre empregador e trabalhador.

No Ceará, as atividades do Sine são executadas pelo Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), instituição de direito privado,
sem fins lucrativos apta a executar políticas públicas nas áreas de trabalho e empreendedorismo, que desenvolve ações voltadas ao desenvolvimento social com geração de ocupação e renda.

COMO PROCEDER
◇ Os interessados em conseguir um emprego devem se dirigir a qualquer unidade do Sine-IDT, das 8 às 17 horas, com currículo, comprovante de endereço, de escolaridade, carteira de trabalho, RG e CPF; 

◇ Em Fortaleza e Maracanaú, também é possível agendar o atendimento pelo site www.sineidt.org.br;

◇ Para saber qual é a unidade do Sine-IDT mais próxima de você, ligue: (85) 3101.5500.

Áreas com mais vagas

Serviços
39%

Indústria
27%

Comércio
15%

Agronegócio
10%

Construção Civil
9%

CONTEÚDO PUBLICITÁRIO ESPECIAL
LOGOSENAI LOGO FIEC logo prefeitura logo sebrae

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.