artigo

Veganismo

00:00 · 03.07.2018

O veganismo é a prática que consiste na exclusão do consumo de produtos de origem animal, e não apenas na alimentação: ela influencia a escolha de itens de vestuário, utensílios, cosméticos entre outros. Embora não haja um levantamento oficial acerca do número de veganos no Brasil, é possível observar o constante aumento de pessoas que optam por esse estilo de vida.

A Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) estima que cinco milhões de pessoas já aderem ao veganismo no País. A alimentação vegana é considerada saudável, mas qualquer mudança alimentar exige cuidados. Quanto mais restrita for a dieta, maior deve ser a atenção para que sejam adquiridos todos os nutrientes que o organismo precisa. Por isso o acompanhamento nutricional é tão importante.Antes de aderir à prática, é imprescindível procurar um nutricionista para conversar sobre o tema, afinal, tornar-se vegano não se trata apenas de cortar alguns alimentos da dieta.

Nesse processo, também é preciso incluir outros, para que não haja qualquer deficiência nutricional. A mudança de cardápio envolve, ainda, o conhecimento da quantidade de alimentos que devem ser consumidos diariamente. As dietas veganas podem ser carentes de Vitamina B12, essencial para o bom funcionamento do sistema nervoso central. Uma alternativa interessante é aumentar o consumo de leguminosas, como feijões, soja, lentilha, grão-de-bico e das oleaginosas, como nozes, castanhas e amêndoas.

Adquirir mais conhecimento sobre o assunto com a ajuda de um profissional certamente irá contribuir para uma alimentação vegana mais saudável.

 

Patrícia Oliveira
Nutricionista

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.