Artigo

Pavimentação

00:00 · 20.06.2018

O Ceará recebe nesta semana mais de 300 pesquisadores e profissionais de 25 países no maior evento da Sociedade Internacional de Pavimentos Asfálticos (ISAP), a sua conferência quadrienal, que ocorre desde 1962, sendo pela primeira vez na América Latina. Esta é uma oportunidade para examinar as direções da pavimentação, tanto na Ciência como na Inovação. Asfaltos modificados e produzidos a temperaturas inferiores às usuais (reduzindo de 160°C para cerca de 120°C), economizando gastos com energia e evitando a liberação de tóxicos; utilização de resíduos como borracha de pneu moído e cinzas oriundas da queima de carvão em termoelétricas; pavimentos inteligentes, capazes de gerar energia por meio de placas solares ou sensores piezoelétricos; aplicativos de smartphones para medição de irregularidades; estão entre os temas abordados. Tratam-se de temas atuais e com impacto na vida das pessoas. A busca da pesquisa básica e aplicada neste segmento é por vias de melhor qualidade e duradouras, além de tentar contribuir para o meio ambiente e para a construção de cidades inteligentes. Este evento é ainda uma oportunidade para as empresas apresentarem produtos, abrindo-se para novos mercados. É a economia do conhecimento contribuindo para elevar o Ceará e o Brasil.

Que os resultados instiguem os órgãos rodoviários nas esferas municipal, estadual e federal, a buscarem maior eficiência, o que não é possível sem conhecimento. Que o encontro motive nossos jovens a se conectarem globalmente e a se potencializarem em Ciência e Inovação, requisitos indispensáveis para transformarem o Brasil.

Jorge Soares
Engenheiro civil

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.