Artigo

Paternidade: ato divino

00:00 · 11.08.2018

A paternidade é um ato divino. Ser pai é uma realização e consagração. Líder na perpetuação do ser humano. Sem o pai que fecunda o filho, a humanidade seria extinta em aproximadamente um século. O ensino e a educação dos filhos exige inteligência, compreensão, sabedoria, trabalho, espiritualidade e humildade. Educando, pais ensinando e filhos aprendendo e obedecendo.

Os pais devem incentivar e orientar os filhos cientificamente com o trabalho, arte e literatura, esporte e música, esclarecendo os verdadeiros valores. Atenderem as necessidades materiais sublimando valores sagrados da família e da vida espiritual.

Não existe trabalho mais importante e superior no universo que preparar os filhos para serem felizes, honrados e produtivos, encontrando a paz divina com dignidade e fraternidade.

O exemplo dos pais. Cuidar, ensinar, disciplinar e amar. Orientar a vida familiar. O lar é o refúgio da paz, alegria e felicidade para a família, essencial ao bem-estar espiritual e moral dos filhos. Orientar os filhos para apresentarem comportamento ético e decisões certas na escola, considerando os estudos e os professores.

Pais e professores incentivando atividades fecundas, nas escolas. Aprendizado (ciências e cultura), disciplina e relacionamento escolar com compreensão e respeito às pessoas. Praticando sentimentos relativos à família, à escola e à comunidade (Semana Educacional da Universidade de Brigham - Inglaterra).

Com os filhos participando de eventos religiosos. Novenas, procissões e missas nas Igrejas do Cristo Rei e Pequeno Grande, e no Seminário da Prainha novos sacerdotes. Desfiles militares da Escola Preparatória de Cadetes, e desfiles escolares da Escola Normal Justiniano de Serpa e Imaculada Conceição, e Colégio Castelo Branco do Pe. Jonas. Festividades de São João e São Pedro, reuniões musicais e natalinas.

Relembranças que os sonhos não esquecem jamais. Formaram uma brilhante elite de profissionais liberais e técnicos dignificando a família e o Estado. Professores, sacerdotes, juristas, empresários, políticos, jornalistas, economistas, médicos, engenheiros, odontólogos e uma legião de cidadãos educados para a paz, a prosperidade e harmonia com a população. Os pais da inesquecível Avenida Dom Manuel.

O Dia dos Pais. Todos os dias de nossa existência sensível, verdadeiros amigos incomparáveis ícones da fraternidade, solidariedade e igualdade. Abracem afetivamente os que ainda se encontram entre nós. Se inspirem nas infinitas mensagens educacionais formuladas durante a vida, na terra e no espaço celestial.

Pai nosso que estais no céu, santificado seja o vosso nome. Queira Deus. Tal pai tal filho, sempre os melhores amigos. Josué, Marcelo, Rodrigo e Pedro, filhos, estaremos sempre juntos unidos na vida espiritual, eterna felicidade com bênçãos divinas.

Josué de Castro
Médico, professor e escritor

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.