Artigo

Olhos para o futuro

00:00 · 24.05.2018

O lixo deixou de ser um manejo matinal doméstico e passou a ser uma das maiores preocupações globais, já que a quantidade de resíduos sólidos, líquidos e orgânicos cresce, assustadoramente, de acordo com a população do planeta.   Algumas pessoas lembram do lixo doméstico coletado por carroça à tração animal. Isso aconteceu em um tempo passado, não muito distante, no Município cearense de Senador Pompeu.

Atualmente, esse contexto é bem diferente. O lixo é problema tão preocupante quanto a escassez da água ou produtos alimentícios não industrializados. Recentemente, Senador Pompeu passou a sediar um Centro de Triagem e Recuperação da Matéria Orgânica, um tipo desenvolvido de usina de reciclagem do lixo, no Distrito de Bonfim.

Um empreendimento de cifras milionárias, desenvolvido a partir de um projeto do empresário Ernani Júnior, filho deste Município. Escuta-se reclames, por toda parte, acerca da falta de desenvolvimento de nossa terra, mas não refletimos sobre nossa condição histórica e político-cultural forjada no popularismo e na descrença daqueles que realmente buscam o crescimento econômico do município. Hostilizamos aqueles que não praticam clientelismo como forma de se deter o poder político.

Entretanto, a cada recomeço de administração pública, vem a frustração daqueles que cultuam esse tipo ultrapassado de política. Falo dessa forma, porque o progresso está vinculado e sujeito a diretrizes e administração política. Sem ela seremos meros contadores de decepções por escolha de governantes mal intencionados.

José Guerreiro Chaves Filho. Advogado

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.