mais lida da semana

Fiocruz abre unidade no CE

A Fiocruz será a âncora do novo polo de saúde, em instalação no Município do Eusébio ( FOTO: KID JÚNIOR )
00:00 · 23.06.2018

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) inaugura, na próxima terça-feira, 26/6, às 9 horas, no Polo Industrial e Tecnológico da Saúde (Pits), no Eusébio, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), a sua primeira unidade no Ceará. O anúncio foi feito pelo governador Camilo Santana, por meio do Facebook. O empreendimento contou com um investimento de R$ 170 milhões. Esta matéria da editoria de Negócios, de quarta-feira, 20/6 foi a mais lida da semana no Diário do Nordeste.

"A Fiocruz vai ser a âncora do nosso polo de saúde, com laboratórios, áreas de formação, de capacitação. Então é uma grande notícia para o Ceará", disse o governador. "A Fiocruz é uma das mais conceituadas instituições de pesquisa, formação, tecnologia e inovação na área da saúde". A expectativa é que, quando a fábrica entrar em funcionamento, sejam gerados 300 empregos diretos, além de outros 1.000 indiretos.

Fases

O prédio que abrigará a Instituição ficou pronto no ano passado. Conforme o Decreto nº 30.012, de 30 de dezembro de 2009, as indústrias selecionadas para o Polo serão beneficiadas com incentivos diferenciados de até 99% do ICMS gerado em função da produção, na forma prevista na legislação do FDI, com retorno de até 1% e prazo de fruição de até 10 (dez) anos. O Polo compreende área de aproximadamente 73 hectares.

A princípio, a unidade receberá as áreas da administração e de pesquisas. E, num segundo momento, receberá o processo industrial propriamente dito, com a produção, por exemplo, de vacinas. Ao lado do prédio da Fiocruz, ficará o Centro Tecnológico de Plataformas Vegetais (Bio-manguinhos), a primeira fábrica de vacinas da Fiocruz fora do Rio de Janeiro. No polo, está prevista a produção de antígenos vacinais em plantas como a vacina para febre amarela, que está em desenvolvimento, e o medicamento alfataliglicerase para a doença de Gaucher. Segundo a Fiocruz, o Polo cearense vai ajudar a fortalecer a indústria nacional, gerar empregos e formar novos profissionais.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.