artigo

Fidelização

00:00 · 09.04.2018 / atualizado às 00:24

No vácuo do texto que aborda o tema relacionado à direção se faz necessário adicionar ainda algumas considerações inerentes as suas especificidades. Refiro-me a supervisão do processo gerencial, particularmente, ao acompanhamento que se manifesta no dia a dia das organizações, orientando os subordinados, que eventualmente, não se sintam confortáveis na execução das suas atribuições.

A competência se manifesta no estado de espírito inerente a motivação inspirando e encorajando os subordinados a se comprometerem a cada passo do processo, com o alcance e até superação dos seus desafios.

A delegação compreende a designação das tarefas a serem executadas sob a responsabilidade do subordinado, de modo que todos possam cumprir seu ofício, segundo suas habilidades em favor do alcance das metas. No que se refere à supervisão - se processa no acompanhamento do dia a dia, orientando e treinando aqueles que, eventualmente, apresentem desempenho abaixo do previsto em relação aos planos em andamento. Assim, cumpre o seu papel, independentemente de prêmios, que no obstante estimular sua motivação é válido enquanto recurso a serviço da correção dos desvios.

No contexto, o acompanhamento deve ter caráter permanente em relação à qualidade dos processos, minimizando eventuais conflitos que comprometam o moral do grupo.

Como é sabido, no obstante o avanço das tecnologias da informação, existem interações que somente a relação interpessoal produz resultados em favor do efetivo cumprimento das metas estabelecidas.

Cláudio Montenegro
Administrador

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.