artigo

Evite a ressaca

00:00 · 10.02.2018

Para muitas pessoas, Carnaval é sinônimo de excesso de bebida alcoólica e de alimentação liberada, e consequentemente, de ressaca. Situação que pode ser minimizada se o folião adotar algumas precauções durante e após as festas. Veja algumas dicas. Evite carnes que apresentem gordura entre as fibras (ex. Picanha).

Prefira maminha ou fraldinha, por exemplos. Alterne as bebidas alcoólicas com frutas cítricas, pois além de hidratar o corpo, são importantes fontes de fibras solúveis que auxiliam na absorção de gordura, formando uma espécie de gel no estômago, o qual se liga à gordura, facilitando que parte dela seja excretada pelo organismo, em vez de ser absorvida.

Outra vantagem das frutas e/ou sucos cítricos refere-se à sua capacidade de auxiliar na absorção do ferro. Procure ingerir água entre uma bebida e outra, o que mantém o corpo hidratado. Para evitar a ressaca, procure alimentar-se antes de beber, evitando que esteja de estômago vazio. Isso reduz a difusão do álcool, retardando a chegada ao cérebro. Agora, para curar a ressaca ou reduzir os sintomas, procure consumir água de coco ou mingau de aveia pela manhã, ovos, chá de hortelã, sucos cítricos.

Morango com cenoura, maçã com gengibre e aipo, abacaxi com hortelã e limão, melancia com limão, erva-doce e pera, melão com mel e água de coco, chá mate com limão, banana com maçã, melancia com capim cidreira e laranja, maçã verde com mel e limão, são muito indicados. Prefira sucos de frutas cítricas com o bagaço e evite os industrializados, devido ao excesso de sódio, açúcar e demais conservantes.

Jonatan Saraiva. Nutricionista

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.