artigo

Cultura é qualidade!

00:00 · 19.05.2018

Quem levou suas mães, domingo passado, ao musical "60! Década de Arromba", com a eterna musa da Jovem Guarda, Vanderlea, e um grupo de 64 dançarinos, brindou-as e a si próprio(a) com um espetáculo maravilhoso. O musical exibiu uma sucessão de imagens com os fatos relevantes de cada ano daquela década, alternados por coreografias de altíssimo nível.

Um show de cultura, nostalgia, de competência no palco e de interação com o público que, por quatro dias seguidos, lotou o teatro onde foi apresentado. Presente ao espetáculo, concluí que a verdadeira cultura tem que levar qualidade ao povo. As pessoas de todas as classes sociais deveriam valorizar o que é realmente bom, construtivo. Se houvesse uma política cultural séria, teríamos melhor acesso a shows, peças de teatro, filmes, espetáculos de dança, lançamentos de livros, exposições, apresentações folclóricas etc.

E há talentos em todos os lugares, desde que os artistas de cada cidade sejam incentivados a participar de bons movimentos culturais. Há grupos teatrais, bandas de música, escolas de dança, de folclore e tantos outros, até em pequenas cidades do interior, que enfrentam enormes desafios para mostrar seu trabalho ao público.

Muitos se deparam também com dificuldades impostas pela mídia impressa e eletrônica, que prefere impingir, aos setores menos esclarecidos do povo, uma avalanche de lixo cultural que inclui o funk pornográfico, o forró de plástico e o repetitivo sertanejo universitário como se fossem as "cerejas do bolo" de nossa música. Sabemos que há coisas bem melhores, muito melhores, à espera de divulgação e patrocínio adequados para que eventos de qualidade real possam chegar aos braços do povo.

Chega de se dar espaço a "artistas" catapultados artificialmente da noite para o dia, sem nada de bom a oferecer, por obscuros interesses da mídia! Chega de "cantoras" que se notabilizam mais pela quantidade de palavrões que proferem em entrevistas e pelo lixo que dizem cantar! Tirar o povo da ignorância é também dar-lhe boa música, bom teatro, filmes e shows. Já basta de tanto lixo! Cultura é qualidade!

Gilson Barbosa. Jornalista

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.