coluna

Leitores e Cartas: mês da Bíblia

Leitores e Cartas

opiniao@diariodonordeste.com.br

00:00 · 08.09.2018

Esta coleção de 73 livros que chamamos Bíblia ou Sagradas Escrituras resume a sabedoria de 1.600 anos sendo ela escrita e mais 1.900 anos após sua finalização no fim do século primeiro. Os 46 livros do Antigo Testamento possuem a sabedoria dos Profetas, as canções dos Salmos, juntamente com a história do Povo Hebreu. A Torá, que é sagrada para nossos irmãos judeus, é o princípio desta magnífica obra. Os Egípcios construíram obras piramidais e os Romanos conquistaram o mundo pelo gládio e pelo Direito. Mas as Sagradas Escrituras são eternas e representam tudo de moral, amor e sabedoria

Que a humanidade construiu. Além de outros livros sagrados, a Bíblia Cristã, quando estudada e posta em prática em seus princípios, permite ao homem a convivência com o outro e a comunicação com o Criador. O exemplo do Cristo é o modelo de vida a ser alcançado pelos cristãos. A Bíblia é uma obra em construção, pois apesar de acabada em sua escrita, ela ainda não foi absorvida na sua essência pela maioria. A Bíblia é o amor do Cristo para a Humanidade. Vamos aproveitar este mês de setembro para reler a Bíblia. Os Evangelhos, as Cartas Paulinas e outros textos merecem ser lidos e relidos, até conseguirmos uma

Consciência cristã e sermos um seguidor autêntico de Jesus. Ler muito não é importante o importante é ler bem!

Paulo Roberto Girão Lessa
Fortaleza (CE)

Contas a pagar

A proposta do candidato Ciro Gomes, de pagar as dívidas e limpar a barra de quem está com o nome sujo na praça, é bastante tentadora e, por que não dizer, irrecusável. Porém, como vivemos no país da corrupção, algo lamentável e vergonhoso poderá ocorrer caso tal plano seja posto em prática. Muito provavelmente empresários inescrupulosos, principalmente banqueiros, ávidos por lucro financeiro, irão reajustar abusivamente as dívidas de seus devedores e, se duvidar, até contas prescritas serão recobradas e quitadas. Não faz mal. Se vencer as eleições e cumprir essa promessa, o governo do presidente Ciro vai ficar na história como o único que ajudou os pobres a pagar suas contas, posto que os antecessores sempre foram benevolentes, neste mesmo sentido, somente com empresários milionários e suas megaempresas.

José Admir de Paula
Paracuru (CE)

Reciclagem no Brasil

Nos últimos anos, a preocupação com o meio ambiente vem ganhando evidência e indivíduos, governo e empresas se interessam no tema. Para estudarmos o cenário, pedimos ao Ibope Inteligência pesquisa sobre como a reciclagem é percebida no Brasil: para 98% das pessoas, ela é importante para o futuro do planeta e 68% prestam atenção ao comprar produtos em embalagens recicláveis, sinalizando mudança de consciência. Mas isso ainda não parece ser hábito: 95% dizem que o jeito certo de descartar resíduos é separando-os, mas 39% não separam lixo orgânico do inorgânico. O cenário se deve, em parte, à falta de informação: 66% sabem pouco ou nada de coleta seletiva e só 40% sabem que garrafa PET pode ser reciclada. O destino do lixo reciclável ainda é mistério: 81% sabem pouco ou nada sobre cooperativas de reciclagem, 43% não sabem se há coleta seletiva onde moram e 45% dizem não ser fácil encontrar informações sobre o tema. Os resultados mostram que, mesmo que isso ocorra, há interesse da população e, mais do que esperar soluções complexas, podemos tentar resolver o quadro com mudanças simples. O estudo ajuda a entender desafios da reciclagem e contribuir para iniciativas do governo, empresas e cidadãos para melhorar o quadro, já que a responsabilidade deve ser compartilhada.

Filipe Barolo
Fortaleza (CE)

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.