Coluna

Leitores e Cartas: alerta aos ambiciosos

Leitores e Cartas

opiniao@diariodonordeste.com.br

00:00 · 23.06.2018

Só vamos ter um País que queremos quando os administradores dos bens do povo não só visarem os interesses de si próprio mas, sim, de seus semelhantes. E enquanto eles não obedecerem este ensinamento de Jesus não teremos o Brasil que desejamos. O Evangelho é a luz que endireita os nossos passos pelo caminho da verdade e da autenticidade. Ser autêntico, é ser o melhor de si mesmo. No evangelho de São Lucas, vamos ler no capítulo doze, versículos um a três: - Disse Jesus aos seus discípulos: "Cuidado com o fermento dos fariseus, isto é, com a falsidade deles. Tudo o que está coberto vai ser descoberto, e o que está escondido será ouvido na luz do dia. E tudo o que disserem em segredo, dentro de um quarto fechado, será anunciado dos telhados". Uma vida fingida não satisfaz a ninguém, nem a si, nem aos outros. E para ser autêntico é preciso não deixar-se manipular por ninguém. Hoje, é muito fácil deixar-se levar pelas novelas, pelas propagandas, pelas revistas e filmes. Pensar como eles pensam, falar o que eles falam, vestir o que eles vestem. São os modismos, as fofocas, o sexo livre, a violência: isto enche diariamente a cabeça de ouvintes e telespectadores. Mas, se temos senso crítico, não engolimos tudo o que lhe apresentam nestes pratos coloridos. Seja você mesmo diante de qualquer programa, discuta com pessoas capacitadas o que não entendeu bem; questione o que lhe é proposto como solução e que no entanto pode ser apenas oportunismo fácil.

Raimundo Mariano
Fortaleza (CE)

Adoção de praças

A Prefeitura de Fortaleza vem proporcionando aos empresários da cidade, a adoção de praças, avenidas ou outro bem público. Entretanto, tenho visto algumas aberrações como por exemplo: a Praça das Flores ou Praça do Hospital Militar, está uma vergonha. Os encarregados não terminaram de colocar a grama, a palmeira imperial está morrendo, gatos, pombos e cachorros estão se proliferando e há pessoas adotando a mesma como moradia etc. Outra empresa adotou a Avenida da Abolição e plantou diversas pequenas mudas no canteiro central. Mas como plantaram no período chuvoso, estão todas morrendo, agora, por falta d'água. Desleixo, incompetência ? Vejam o exemplo da Praça Martins Dourado, no Papicu. Está "um brinco", tudo verdinho, uma beleza.

Amílcar Paula Pessoa
Fortaleza-CE

Férias de 60 dias

Magistrados e membros do Ministério Público gozam de 60 dias de descanso, por ano, sem que bons serviços sejam prestados à população. Agora, os advogados da União também querem essa mamata excrescente de 60 dias de férias! E entraram com uma ação nesse sentido que, inclusive, foi acolhida pelo Tribunal Regional Federal (TRF) da 5ª Região. E a OAB, por que não se manifesta contra mais essa tentativa de farra com os recursos dos contribuintes?!

Paulo Panossian
São Carlos (SP)

Segurança alimentar

Quase um sexto da população mundial passa fome. Um mundo desigual, onde o preço dos alimentos é muito alto para os pobres e a obesidade é problema para os mais ricos. De 7 bilhões, hoje, passaremos, provavelmente, para mais de 9 bilhões de habitantes, em 2050. A simplicidade da vida rural deu lugar ao corre-corre urbano. A segurança alimentar passa por distribuição de renda em todo o globo. O egoísmo globalizado deve dar lugar à solidariedade e à busca de alimentos para todos. No Evangelho, a multiplicação dos pães necessitou de muita fé, organização do povo e evitar desperdício. A FAO afirma que 1,02 bilhão de pessoas estão subnutridas na Terra. Se os governos gastarem menos com guerras, corrupção e luxos temos alimentos para todos.

Paulo Roberto Girão Lessa
Fortaleza (CE)

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.