Debates e ideias: Caranguejola brasileira

Debates e Ideias

opiniao@diariodonordeste.com.br

00:00 · 22.04.2017

Aurélio Buarque de Holanda Ferreira (1910-1989), o famoso filólogo alagoano, nos diz, em seu dicionário, que o termo "caranguejola", entre outros sinônimos, significa "coisa ou empresa mal segura" ou "acervo de coisas sobrepostas e mal seguras". Isto posto, cheguei à conclusão de que o Brasil é, na verdade, uma gigantesca caranguejola. O País expõe, no seu "DNA histórico", fatos sucessivos que depõem contra qualquer crença que possamos ter em que um dia sairá do berço esplêndido no qual eternamente se encontra. Somos uma nação de contínuas experiências, de projetos anunciados com estardalhaço, posteriormente malogrados, de sonhos que não se concretizam.

É verdade que a corrupção, mãe maior de nossas frustrações como brasileiros, contribui imensamente para que assim estejamos. Além disso, os governantes de plantão parecem tramar contra o bem dos cidadãos, sempre anunciando medidas impopulares, conspirando contra o amanhã das futuras gerações. O País é uma coisa mal-ajambrada, inconsistente, a não oferecer perspectivas seguras ao povo, que de fato não tem como sonhar com um futuro melhor.

Tudo, na verdade, tem sido feito para manter a pátria neste estado letárgico: uma caranguejola mal-amanhada, tosca, desajeitada. Somos desrespeitados como cidadãos até mesmo quando compramos alimentos num supermercado. Alimentos que, além de caros, podem estar contaminados, como há pouco mostrou a Operação Carne Fraca.

Isto, sem falar nas precárias educação, saúde e segurança públicas. Não temos uma classe política confiável, que tem se esmerado nos últimos tempos em prejudicar os brasileiros. Somos reféns desses indivíduos envolvidos na mais abjeta corrupção e nos escândalos mais vergonhosos! E, em meio a toda essa incerteza, somos nós os mais prejudicados, vítimas desses "profissionais da fala mansa", que nos bastidores engendram projetos mais contra do que a favor do povo. E assim vamos, nesta nação desorganizada, complexa, que parece avançar, mas que nunca consegue fazê-lo, com plena segurança, em direção ao destino seguro, merecido e estável para a sua gente.

Gilson Barbosa
Jornalista

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.