Coluna

Debates e ideias - Café: um aliado do coração

Debates e Ideias

opiniao@diariodonordeste.com.br

00:00 · 24.06.2017 / atualizado às 01:09

Os distúrbios cardiovasculares são a principal causa morte no Brasil. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), um brasileiro morre a cada dois minutos por conta de doenças do coração, que somam 350 mil mortes a cada ano, causadas pelos três maiores problemas: infarto, Acidente Vascular Celebral (AVC) e insuficiência cardíaca.

Por isso, adotar medidas saudáveis em nosso dia a dia para uma vida longa e livre de doenças cardiovasculares é uma tarefa que quanto mais cedo adquirida, melhor.

Com a correria, tornou-se mais fácil optar por soluções práticas, como o consumo de comidas industrializadas que muitas vezes são ricas em sódio e gordura, além do açúcar, que são grandes inimigos do coração. O recomendado para aqueles que desejam proteger seu sistema cardíaco é abusar de frutas, legumes, cereais, peixes e até mesmo o café, bebida mais consumida pelo brasileiro, perdendo somente para a água.

Podemos comemorar! Beber café faz bem ao coração! Segundo os pesquisadores da Chan School de Saúde Pública da Universidade de Harvard, em estudo recente publicado na revista especializada "Circulation", pessoas que bebem entre três e cinco xícaras da bebida comum ou descafeinada, ao dia, têm menor propensão a morrer prematuramente de doenças cardíacas. Ainda de acordo com o estudo, componentes bioativos presentes no café reduzem a resistência à insulina e a inflamação sistemática.

Mas vale lembrar que, assim como tudo na vida, é preciso ter cautela e evitar exageros já que o consumo desenfreado desta bebida também pode trazer malefícios à saúde como, por exemplo, agitação, irritabilidade, insônia e até gastrite.

Outra questão que deve ser muito bem avaliada é o número de colheres de açúcar que você coloca no seu café, atitude que além de falir sua dieta, te coloca em risco de diabetes. Mas fique tranquilo quanto a isso, pois essa questão pode ser resolvida com o uso de adoçantes naturais, como sucralose e stévia.

O café é apenas um aliado e não a única forma de prevenção para os problemas cardíacos. Por isso, controle o estresse, pratique exercícios físicos orientados e de forma regular e tenha uma boa vida social.

Evite fumar e ingerir bebidas alcoólicas e faça acompanhamento regularmente com um especialista, que poderá auxiliar para um resultado que passe longe das doenças do coração. Então, que tal marcar de tomar um café com os amigos?

Marcelo Luiz Peixoto - Médico cirurgião cardiovascular

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.