Opinião

Debates e ideias: Brasília, o lixo do luxo

Debates e Ideias

opiniao@diariodonordeste.com.br

00:00 · 24.06.2017 / atualizado às 01:10

Brasília é um luxo só. Os prédios públicos, inclusive a Praça dos Três Poderes, onde estão encravados o Executivo, Legislativo e Judiciário, é coisa de primeiro mundo, não só na obra arquitetônica do grande Oscar Niemeyer. Mais luxo em suas partes internas, que abrigam os homens que deviam honrar os cargos que exercem. Muitos são delegados pelo sufrágio popular, através do voto, como Executivo e Legislativo e o Supremo, muitas vezes pelos conhecimentos jurídicos, e algumas vezes pela "boa" vontade de políticos amigos dos presidentes de plantão, sem nenhum critério. Em nenhum país do mundo, há algo que se compare com o Brasil.

Aqui tudo é coisa de primeiro mundo, menos o comportamento dos nossos políticos, com raríssimas exceções, onde mentir e roubar não são crimes e sim virtudes. Teve dois ex-governadores e dois ex-senadores presos por corrupção. Hoje, há dois da Câmara presos e um ex-presidente do Senado com mais de dez processos em curso.

Para resgatar a democracia no Brasil, depois de 21 anos de ditadura militar, foi uma luta sem tamanho, enquanto a esquerda enveredava pelo caminho da violência e até da guerrilha, onde morreu gente de ambos os lados. A verdadeira luta democrática começou com a formação da frente ampla, que juntou Juscelino, Jango e Carlos Lacerda. Foi esse movimento que deu início às "Diretas Já", e mobilizou a sociedade, trazendo de volta a democracia tão sofrida. Primeiro por uma eleição indireta, e posteriormente direta.

Nesse processo histórico, temos que destacar o MDB, ao qual tive a honra de pertencer, ao lado do grande Paes de Andrade, Mauro Benevides, Figueiredo Correia e tantos outros brasileiros históricos que também deram suas contribuições a nível nacional, para o restabelecimento de nossa democracia. Depois que chegou ao poder, o MDB mudou de nome para PMDB, abrigou praticamente todas as tendências de oposição ao sistema militar e, depois, jogou fora toda a sua história, ao lado de outras legendas de aluguel, que de partido nada têm.

Para se ter uma dimensão da decadência moral em que chegou a vida pública brasileira, nenhum partido existente hoje tem condições de enfrentar os seus históricos fundadores e seguidores. Brasília é uma verdadeira universidade de corrupção, pois estende-se por quase todos os 27 estados brasileiros e municípios a devastadora corrupção onde a vida política é um lixo.

Humberto Mendonça - Empresário

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.