artigo

A visão no dia a dia

00:00 · 12.08.2017

A saúde começa com pequenos cuidados e hábitos que fazem parte do dia a dia. O número de horas em frente a telas de computadores, celulares e TVs tem crescido exponencialmente e a maioria de nós não percebe este comportamento. As queixas são diversas: visão cansada, com diminuição da acuidade, irritação, dor, dentre outras. Portanto, cuidados com os olhos devem ser levados a sério, pois ter a sensação de areia ou secura nos olhos têm diferentes causas.

Diante da realidade usual do nosso dia a dia, algumas dicas podem ser úteis nesse cenário de utilização crescente de computadores ou smartphones: comece ajustando a tela. A ideia é que o ângulo na altura correta não faça você ficar com os olhos arregalados, o que contribui ao ressecamento. E no caso dos smartphones, traga-o para a altura da cabeça, evitando a inclinação e sobrecarga da cervical.

Quando estiver fazendo qualquer atividade no computador, procure fazer algumas pausas e desviar os olhos da tela. Pisque várias vezes seguidas, isso lubrifica naturalmente os olhos e alivia o ressecamento. O brilho da tela em excesso também contribui e pode causar cansaço nos olhos, então reduza-o e deixe o mais confortável possível, não tão claro que o ofusque e não tão escuro que dificulte a leitura. Ao sinal de desconforto e irritação constante, visite um oftalmologista. E atenção: o uso de colírios sem orientação médica pode até piorar o problema e por isso, deve-se evitar a automedicação.

Ricardo De Marchi. Médico

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.